Redap promove segundo encontro sobre rumos da educação brasielira

Atividade é parte do ciclo de debates “diálogos críticos em rede”
Por Paulo Canuto - estudante de jornalismo
19/03/2021 15h26 - Atualizado em 19/03/2021 às 15h36

A Rede Diversidade e Autonomia na Educação Pública (Redap) com o apoio da Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Ufal, segue com a programação do evento “Diálogos Críticos em Rede”. Nesse segundo encontro haverá o debate sobre A qualidade da educação e o discurso da qualidade: o que está no horizonte?, que acontecerá nesta sexta-feira (19,) às 15h, pelos canais da Proex UfalRedap e Ufal Oficial no Youtube.

Essa segunda atividade faz parte do ciclo de debates que vem dialogando sobre a educação brasileira em diversas frentes. Neste evento, os professores João Cezar Filho, do Instituto Federal do Ceará (IFCE), e Maria Elizabeth Gonçalves, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), serão os palestrantes. A mediação será como o professor Roberto Marques, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O debate traz as pautas e projetos atuais para a educação como uma forma de garantir melhorias nessa área. “Em meio a tantos indicadores, números, documentos curriculares e propagandas de todo tipo, nem sempre conseguimos parar para pensar sobre o que queremos, de fato. Afinal, qual é o projeto de sociedade e de educação que está em jogo, quando alguém defende uma tal “qualidade”?, indagou o professor Roberto Marques.

A Redap é um coletivo formado por professores e pesquisadores da educação básica e superior. O objetivo da Rede é reunir e disseminar estudos, práticas e indagações que contribuam para a elucidação dos rumos das políticas educacionais no Brasil, sobretudo, no campo do currículo, da formação de professores, gestão e avaliação. E, ao mesmo tempo, mobilizar os sujeitos envolvidos com o campo educacional no Brasil.

Fazem parte da Redap a Universidade Federal de Alagoas (Ufal); a Universidade Federal da Bahia (UFBA); a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); a Universidade Federal do Pará (UFPA); a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); a Universidade de Brasília (UNB); a Universidade Federal do Amapá (Unifap); a Universidade Federal do Pará (UFPA); a Universidade Federal do Piauí (UFPI); a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab); a Universidade do Vale do São Francisco (Univasf); a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); o Instituto Federal do Ceará (IFCE); o Instituto Federal do Sertão-PE (IF Sertão PE); o Instituto Federal Baiano Senhor do Bonfim (IF Baiano), a Universidade do Estado da Bahia (Uneb); a Universidade Estadual de Londrina (UEL); a Universidade Estadual de Roraima(UERR); a Universidade Estadual do Amapá (UEAP); a Universidade Estadual de Feira de Santana/Bahia (UEFS); e a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas).

Serviço:

O quê: Ciclo de debates - Diálogos Críticos em Rede
Tema: “A qualidade da educação e o discurso da qualidade: o que está no horizonte?”
Quando: 19 de março, às 15h
Local: transmissão pelo Youtube