Projetos da Ufal são selecionados no edital do projeto Catalisa do Sebrae

Objetivo é estimular o ingresso de pesquisadores acadêmicos no universo do empreendedorismo e inovação tecnológica
Por Lenilda Luna - jornalista
31/03/2021 14h57

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) divulgou recentemente o resultado da seleção do edital do projeto Catalisa ICT, voltado para pesquisa científica e tecnológica. Foram selecionados 20 projetos de Alagoas, incluindo pesquisas de três campi da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

O projeto Catalisa tem parceria de entidades do ecossistema nacional de inovação e pretende estimular pesquisas baseadas em empreendedorismo e inovação tecnológica. O intuito é estimular a criação de empresas, a transferência de tecnologia produzida nas universidades para o setor empresarial e a inclusão de pesquisadores em pequenos negócios.

Os selecionados, agora, estão participando de capacitações on-line oferecidas pelo Sebrae, com duração de dois meses, sobre temáticas como atitude empreendedora; inovação aberta; gestão da inovação; prospecção tecnológica; e plano de inovação. Ao final da capacitação, os pesquisadores vão submeter um plano de inovação para um edital de fomento. O edital prevê, ainda, outras etapas, com duração total aproximada de quatro anos.

Gerenciamento de negócios

Entre os projetos aprovados pela Ufal no edital está a pesquisa intitulada Sistema de recomendações financeiras para tomada de decisões empresariais, orientado pela professora Natallya Levino, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac). “Estou muito feliz em participar desse projeto, porque é uma excelente oportunidade de unir a academia com o mercado”, destacou a professora.

O projeto coordenado pela professora Natallya Levino foi desenvolvido por meio do Programa de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti). “Fomos inclusive premiados com o Prêmio de Excelência Acadêmica, em 2019. Nosso projeto foi desenvolvido por professores da Feac e um bolsista da Engenharia da Computação. Agora, com esse apoio do Sebrae, pretendemos dar continuidade”, ressaltou Natallya.

Este projeto da Feac atende a uma das definições do Edital Catalisa que é o de atender à demanda do mercado, resolvendo um problema concreto das empresas. “Esperamos que esse sistema possa auxiliar os pequenos negócios na melhoria da saúde financeira, auxiliando os gestores no processo de decisão de forma simplificada. O sistema desenvolvido é baseado no cálculo de cinco índices econômicos para otimizar o gerenciamento”, explicou a pesquisadora.

Ideias inovadoras para vários setores

Os projetos da Ufal selecionados no Edital Catalisa abarcam vários setores, propondo soluções inovadores de aspectos sociais, ambientais e econômicos. Como exemplo, temos o projeto desenvolvido pelo professor da Faculdade de Nutrição (Fanut), Gabriel Soares Bádue, que desenvolveu uma ferramenta para otimizar o processo de notificação de doenças, que está sendo utilizado no acompanhamento da pandemia de covid-19 em Alagoas, servindo como parâmetro para tomada de decisões governamentais para controlar a transmissão.

Já Cristian Bernardo da Silva Vigor, doutorando em Agronomia do Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca), desenvolveu, junto com a Incubadora Tecnológica de Economia Solidária, do Campus Arapiraca, um teste rápido para garantir a qualidade das sementes utilizadas na agricultura. Também do Ceca, Gildemberg Amorim Leal Junior, apresentou uma pesquisa para melhorar a qualidade das leveduras na produção artesanal de chocolate e cerveja.

Foram apresentados ainda projetos para alfabetização digital de idosos, racionalização do uso de água nas edificações, proposta de moeda social digital para programas de renda básica, entre outras soluções inovadoras.”Se conseguirmos desenvolver essas tecnologias e colocá-las à disposição dos setores empresariais e do governo, vamos estar cumprindo com propriedade o nosso papel de produção de conhecimento para a sociedade”, destacou o reitor Josealdo Tonholo em transmissão ao vivo para apresentação do Edital Catalisa, realizada em janeiro deste ano.

Veja aqui a live de apresentação do Edital Catalisa

Para saber mais sobre o Edital, clique aqui

Confira em anexo a relação dos projetos de Alagoas que foram aprovados