Professor da Ufal coordena Dossiê com debates sobre filosofia e biologia

Edição especial de periódico científico conta com 53 artigos, três resenhas, traduções e autores clássicos
Por Manuella Soares - jornalista
31/03/2021 15h22

Filosofia e biologia são as duas grandes áreas do saber entrelaçadas numa edição especial da revista científica Helius, que tem como editor convidado o professor Maxwell Morais, do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca) da Ufal. Ele é um dos organizadores do Dossiê Filosofia & Biologia, que está dividido em três fascículos.

“O nosso número especial tem a pretensão de trazer as mais variadas discussões acerca da natureza e da cultura, incluindo a interface entre ambas, responsável pela emergência da singularidade humana como espécie”, apresenta o editorial.

Com a proposta de atingir diferentes públicos, entre professores, estudantes de graduação e do ensino médio, os fascículos reúnem 53 artigos, três resenhas e seis traduções, com textos prioritariamente em português e autores clássicos como Lamarck, Erasmus Darwin, Charles Darwin e Thomas Huxley contemplados de forma traduzida.

A ideia foi se guiar numa temporalidade, abordando pensadores e problemas teóricos debatidos na Antiguidade, na Idade Média, na Modernidade e na Contemporaneidade.

“Apresentamos um conjunto de reflexões que tratam da Grécia Antiga aos dias atuais, contemplando uma perspectiva diacrônica que atravessa diferentes períodos históricos dos saberes filosófico e biológico e suas relações entre si e com outras áreas de investigação”, explicaram os editores.

Colaboraram com o Dossiê 70 pesquisadores de todas as regiões do Brasil, além de instituições de ensino superior do México e de Portugal. O periódico eletrônico Helius é vinculado à Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), tem publicação semestral e é aberta à participação de pesquisadores. Assina a coordenação deste número especial, junto ao professor Maxwell, o professor Argus Romero Abreu de Morais (UFSJ). Os editores-chefes da Revista Helius são os pesquisadores da UVA, Fabrício Klain Cristofoletti e Sérgio Ricardo Schultz.

Confira as edições completas do Fascículo 1, Fascículo 2 e Fascículo 3.