Campus Arapiraca recebe certificação para realizar testagem de RT-PCR

Laboratório vai receber as amostras e lançar os resultados no e-SUS, acelerando os diagnósticos dos pacientes do interior
Por Manuella Soares - jornalista
25/03/2021 15h33 - Atualizado em 25/03/2021 às 18h06

O Laboratório de Biologia Molecular e Expressão Gênica (Labmeg) da Ufal, Campus Arapiraca, conseguiu alvará sanitário que permite realizar a testagem para a covid-19. Esse é um marco histórico para o complexo de Ciências Médicas e de Enfermagem, pois o Labmeg é o primeiro laboratório de pesquisa do campus a obter a certificação de órgãos de vigilância sanitária.

O alvará é uma conquista do projeto intitulado Diagnóstico molecular por RT-PCR em tempo real de pacientes suspeitos da Covid-19 na 2ª macrorregião de saúde, coordenado pelos professores Karol Fireman e Abel Barbosa.

De acordo com os coordenadores, será criado um fluxo com as instituições parceiras para efetivação da testagem em RT-PCR e definirão as prioridades dos casos. A Ufal vai receber as amostras e orientar a coleta do material biológico. “Ressaltamos que a Universidade não irá realizar as coletas, e sim, as detecções, visto a logística existente nas instituições. Dessa forma, nenhum paciente deverá se dirigir para a Ufal para a realização de coleta”, explicou Karol Fireman.

O Labmeg aguarda a chegada de alguns insumos e o fechamento de contratos junto à Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) para iniciar as testagens. Um dos principais equipamentos utilizados para esse trabalho é o Real-Time PCR Systems, da Bio-Rad, que chegou dos Estados Unidos na semana passada.

No primeiro momento, a testagem será feita de acordo com as demandas, mas haverá insumos suficientes para cerca de 300 exames por semana.

Os resultados serão lançados no e-SUS e disponibilizados para o Ministério da Saúde e secretarias municipais. Os professores Karol e Abel explicam que os laudos são enviados por e-mail e cada instituição fica responsável de entregar aos pacientes.

Após a conquista da certificação, o Labmeg já iniciou os trâmites para ser incluído no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). “Com a aquisição do alvará sanitário e CNES será possível aumentar a gama de exames laboratoriais que poderemos ofertar em perspectivas futuras”, comemoraram os coordenadores sobre o legado do projeto.