Instituto da Ufal participa de estudo sobre covid-19 em pacientes diabéticos

Trabalho foi publicado na Frontiers in Physiology, periódico internacional de referência
Por Ascom Ufal com informações da Ascom UFU
03/02/2021 14h02 - Atualizado em 05/02/2021 às 10h45
Professor Olagide Wagner Castro, do ICBS

Professor Olagide Wagner Castro, do ICBS

Os professores Olagide Wagner Castro e Igor Santana Melo, do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) da Ufal, publicaram um artigo em parceria com pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e outras instituições do Brasil e dos Estados Unidos. O estudo sobre a patofisiologia da covid-19 no pulmão de pacientes diabéticos foi publicado na revista Frontiers in Physiology, importante periódico na área de fisiologia dos sistemas vivos.

A patofisiologia é a descrição molecular de como uma doença afeta o funcionamento do organismo. No caso da covid-19, sabe-se que ela provoca danos nos pulmões, com maior frequência, em pacientes com comorbidades, como doenças cardiovasculares, hipertensão e diabetes.

A pesquisa se concentrou nos casos de diabetes, doença causada pela redução da secreção ou da ação da insulina, hormônio responsável por quebrar as moléculas de glicose que são transformadas em energia para o nosso organismo. Atualmente, existem 425 milhões de pessoas em todo o mundo com essa comorbidade, o que corresponde a 8,8% dos adultos entre 20 e 79 anos. O tratamento envolve dieta para controlar o nível de açúcar no sangue, terapia com insulina, exercícios físicos e outras recomendações feitas pelo médico que acompanha cada paciente.

“Considerando o catastrófico cenário causado pela covid-19 é cada vez mais importante que a população tenha acesso a informações de fontes confiáveis. Desta forma, cientistas de diversas áreas do conhecimento, liderados pelo professor Robinson Sabino, da UFU, se uniram para discutir os agravamentos das manifestações da covid-19 nos pulmões de pacientes diabéticos. O artigo é mais um alerta, especialmente aos portadores de diabetes, sobre a gravidade da doença, e que seguir as recomendações das autoridades sanitárias é de fundamental importância”, ressaltou Olagide.

Segundo o artigo, a associação entre covid-19 e diabetes aumenta o risco de complicações, como a síndrome respiratória aguda grave. Isso pode acontecer porque pacientes diabéticos com controle metabólico inadequado frequentemente apresentam resposta imune antiviral reduzida. Além disso, os pesquisadores chamam atenção para o efeito da glicose nos alvéolos pulmonares que indiretamente desencadeiam aumento de bactérias, citocinas inflamatórias, enzimas de estresse oxidativo e também do líquido da superfície das vias aéreas, o que reduz as trocas gasosas de oxigênio e gás carbônico no pulmão.

Além dos professores Olagide e Igor, o artigo é assinado por Tales Lyra Oliveira, da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS); Mohamad Bassim El Zoghbi, da USCS; Caroline Gusson Shimoura, da University of North Texas Health Science Center (USA); e Léia Cardoso-Sousa, Igor Andrade Santos, Renata Pereira Georjutti, Luiz Ricardo Goulart, Ana Carolina Gomes Jardim, Thúlio Marquez Cunha e Robinson Sabino-Silva, da UFU.

Os cientistas receberam apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e da Fundação Chiesi Onlus.