Professor da Ufal é um dos autores em Águas d´ilê, que será lançado dia 15

Toni Edson e outros contistas brasileiros discutem racismo, patriarcado e cultura africana e indígena
Por Ascom Ufal
12/01/2021 15h38 - Atualizado em 12/01/2021 às 15h38

A pandemia da covid-19 obrigou todo mundo a mudar seus hábitos e a ficar em casa. No entanto, muitos utilizaram esse tempo para produzir. É esse o caso da nova publicação Águas d’ilê, uma coletânea literária nascida em meio a esse novo momento da história mundial. O livro será lançado virtualmente na próxima sexta-feira (15) e reúne 18 contistas brasileiros, entre eles o professor Toni Edson, da Escola Técnica de Artes (ETA) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

O professor Toni é sergipano e desde a infância trabalha com poemas, peças e música. É ator, mestre em dramaturgia, escritor de contos africanos e, desde 2013, é professor de Encenação e Teatro de Rua na ETA.

Águas d’ilê é um apanhado de histórias e vivências. Dividido em três capítulos, o livro trata de patriarcado, capitalismo, racismo, espaço social comum e oralidades, tudo numa perspectiva africana e indígena. É resultado de um curso on-line de formação literária que aconteceu durante a quarentena, conduzido por Sobral. Paralelamente, os participantes tiveram oficina de apresentação profissional e produção gráfica para escritores, conduzida pelo cocriador e diretor de arte do projeto, Ricardo Caldeira. A produção cultural é de Alyne Lima.

Lançado pelo selo editorial Aldeia de Palavras, a coletânea é inspirada na força feminina e matriarcal negra representada por Oxum. A publicação é organizada pela escritora e atriz Cristiane Sobral e pelo diretor de arte Ricardo Caldeira. A capa do livro é de Nelson Inocêncio, artista visual e professor do Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília e membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da UnB. O prefácio é de Luana Reis, doutoranda em Literatura na Universidade de Pittsburgh, EUA, ambos pesquisadores em expressões culturais de matrizes africanas em diáspora.

Os escritos da antologia são dos autores: Alyne Lima (Brasília-DF), Cax Nofre (São Paulo - SP), Cristiane Sobral (Brasília-DF), Denise da Costa (Fortaleza-CE), Gabriela Furtado (Brasília-DF), Joseane Cantanhede (São Luís-MA), Kátia Rocha (Salvador-BA), Letícia Érica Ribeiro (Goiânia-GO), Mirian Bispo (Sobradinho–DF), Patrícia Aniceto (Santos Dumont-MG), Ricardo Caldeira (São Sebastião-DF), Sarah Muricy (Campo Grande-MS), Sheila Martins (Rio de Janeiro-RJ), Silvia Carvalho (Rio das Ostras-RJ), Tânia Cerqueira (Salvador-BA), Thalles do Nascimento Castro (Juiz de Fora-MG), Toni Edson (Aracaju-SE e Macei-AL) e Viviane Martins (Campos–RJ).

Serviço:

O quê: Lançamento virtual do livro Águas d’ilê
Data: 15 de janeiro às 19h
Canal: www.youtube.com/cristianesobral

Valor do livro: R$ 40 – pedido de compras pelo crisobral2@gmail.com ou pelo whatsapp (61) 99153-1883 ou (61) 99294-5511 (Alyne Lima)