Neabi promove curso para promoção da igualdade racial e combate ao racismo

Atividade acontece virtualmente nos dias 10 e 11 de fevereiro e é aberta a estudantes, servidores e membros de movimentos sociais
Por Ascom Ufal
29/01/2021 17h09 - Atualizado em 03/02/2021 às 14h19

Nos próximos dias 10 e 11 de fevereiro, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) da Ufal promove mais um curso de Promoção da Igualdade Racial e Combate ao Racismo. Aberto a estudantes de nível superior, servidores públicos e membros de movimentos sociais, o curso tem o objetivo de formar avaliadores para as bancas de Heteroidentificação.

As aulas acontecerão das 14h às 17h pelo Google Meet e serão divididas em módulos. Durante o curso serão debatidos desde o movimento negro em Alagoas ao sistema de cotas e bancas de Heteroidentificação. Para participar do curso é preciso realizar a inscrição neste link. Aqueles que fizerem o curso completo poderão atuar nas seleções de pós-graduação, Sisu e concursos para servidores da Ufal.

As bancas de Heteroidentificação são formadas para validação da declaração de cor/raça do indivíduo que se inscreve por cotas nas seleções públicas (feito por pessoas de diferentes gêneros, naturalidades, cor/raça).

De acordo com o Neabi, a formação pretende não apenas dar continuidade às ações afirmativas na Ufal, mas também diminuir as dificuldades relacionadas à compreensão dos reais beneficiários das reservas de vagas estabelecidas e outras referentes à conscientização e formação de um corpo especializado no procedimento de heteroidentificação étnico-racial - estágio atual das políticas afirmativas na instituição.

“Além disso, este curso é componente do trabalho incessante do Neabi da Pró-reoitoria de Graduação da Ufal e do Movimento Negro pela promoção da igualdade racial e do combate ao racismo”, afirmou a comissão. A Ufal adota políticas de ações afirmativas desde 2003 e em mais de 17 anos vem aperfeiçoando-as em seu processo de seleção.

Veja abaixo a programação por módulo e quem são os instrutores do curso: