Faculdade de Economia realiza oficina remota sobre Inovação e Mercado

Atividade faz parte de projeto de extensão participante do Catalisa Sebrae
Por Jacqueline Freire - jornalista
27/01/2021 18h56 - Atualizado em 28/01/2021 às 16h39
Oficina on-line do projeto de extensão Pesquisa ao Mercado, com a participação de pesquisadores da Ufal e de vários profissionais

Oficina on-line do projeto de extensão Pesquisa ao Mercado, com a participação de pesquisadores da Ufal e de vários profissionais

Numa iniciativa que deve aproximar universidade e mercado de trabalho, o Sebrae criou o programa Catalisa ICT, uma jornada de aceleração que vai oferecer aos pesquisadores capacitação em gestão, mentorias, fomento a projetos e acesso ao universo empresarial. Nesse contexto, a Universidade Federal de Alagoas tem participado dos editais do Catalisa e, no último dia 14, o projeto de extensão “Pesquisa ao Mercado” realizou uma oficina para tratar do tema da inovação.

Segundo o professor Francisco Rosário, do curso de Economia da Ufal, a oficina foi uma ação da Universidade que contribui para o ecossistema de inovação em Alagoas, cujo impacto se espera a partir do resultado do Edital Catalisa, do Sebrae Nacional.

“A ideia é que o projeto seja incorporado como uma prática do NIT da Ufal sendo oferecido para todos os atores do ecossistema que queiram trabalhar mais conectado com o mercado por meio das abordagens trabalhadas na oficina”, afirmou o professor.

A atividade, que aconteceu de forma remota por conta da pandemia de covid-19, teve o objetivo de sensibilizar pesquisadores de universidades alagoanas para entender a pesquisa como instrumento de impacto na sociedade e no mercado. A oficina descreveu alguns passos metodológicos para traduzir a pesquisa em inovação e assim impactar a área de pesquisa, o mercado local e a sociedade.

Utilizando uma abordagem de design thinking e métodos ágeis para resolução de problemas complexos, a oficina reuniu quatro grupos com seis pesquisadores, além do facilitador Francisco Rosário e dos monitores Dheiver Santos, professor colaborador do mestrado em Informática do Instituto de Computação (IC); Eliana Almeida, professora voluntária da Faculdade de Medicina (Famed); Tatyana Lima, da empresa de consultoria Gestotus; Eduardo Oliveira e Danisson Reis, do Sebrae Alagoas.

Sobre o Catalisa

O edital Catalisa é um esforço do Sebrae junto com universidades, empresas e demais atores dos ecossistemas locais para aumentar a integração entre a universidade e a sociedade, por meio da transferência de conhecimentos e tecnologia para as empresas.

A ideia surge da constatação, por parte do Sebrae, de que o Brasil precisa de negócios inovadores de base tecnológica para acelerar seu desenvolvimento econômico e social. As universidades brasileiras produzem uma quantidade expressiva de conhecimentos que precisam ser aplicados para gerar inovações.

Assim, será possível implementar planos e projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação que resultem na criação de negócios inovadores e na transferência de tecnologia.

O edital funciona estabelecendo um fomento para cada pesquisa finalista, o equivalente a R$ 150 mil, além de incluir a pesquisa e o pesquisador em um processo de aceleração para o desenvolvimento de novos produtos, serviços ou negócios.