Cartilha infantil estimula preservação da vida marinha na Costa dos Corais

Material foi produzido pela equipe do Lacos 21 da Ufal
Por Thâmara Gonzaga - jornalista
06/01/2021 13h57

Ensinar para os pequenos sobre a importância de conhecer e preservar o mundo marinho, usando o universo lúdico da infância. Essa é a proposta da cartilha de atividades Criança consciente cuida do meio ambiente, material produzido pela equipe de Comunicação Mar à Vista, vinculada ao Laboratório de Conservação no Século 21, do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) da Universidade Federal de Alagoas.

Peixe-boi Tutuca, tartaruga Graci, coral-cérebro Dan e outros animais que moram na Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (APACC) são os personagens da cartilha “que junta arte e ciência com o objetivo de sensibilizar crianças e famílias inteiras para a importância da participação de todos na conservação dos ambientes marinhos e costeiros”, destacam os responsáveis pelo material.

Desenhos para pintar, jogo dos sete erros, caça-palavras e tantas outras atividades buscam educar e entreter a criançada e os adultos também. A cartilha está disponível para impressão nos arquivos em anexo, no final deste texto, e será distribuída de forma gratuita em restaurantes e hotéis da APA Costa dos Corais. A equipe também está buscando parcerias para levar para as comunidades do entorno da APA.

“É com imensa alegria e satisfação que convidamos a mergulharem no universo desse projeto encantador que nos ajuda a conhecer e refletir sobre o mundo marinho. Esse cantinho especial do mundo onde a natureza reina com toda sua beleza e força, em um mar perfeitamente azul-esmeralda”, destacam os organizadores.

Para conferir o material, acesse os links abaixo

Sobre a APA Costa dos Corais

A APACC é uma unidade de conservação de uso sustentável localizada no litoral entre Pernambuco e Alagoas. É a maior unidade de conservação federal marinha costeira do Brasil, possui mais de 400 mil hectares de área e cerca de 120 km de praia e mangues.

Para saber mais, acesse https://www.icmbio.gov.br/apacostadoscorais/