Portal Quilombada lança 14 novos livros de autores alagoanos

Maioria das obras aborda personagens e fatos históricos de Alagoas
Por Assessoria Quilombada
28/12/2020 14h45

O portal especializado na comercialização de obras de escritores e editoras alagoanos, Quilombada, lança 14 novos títulos neste final de ano. Reunindo publicações dos parceiros Eduneal, Imprensa Oficial Graciliano Ramos e Editora do Cesmac, a maior parte dos livros são de não ficção e traz edições que abordam fatos e personagens históricos de Alagoas.

Pioneira no serviço de delivery de livros em Alagoas, a Quilombada mantém o frete grátis nas encomendas tanto na capital quanto no interior do Estado, nas compras acima de R$ 70,00 efetuadas  pelo  whatsapp do portal. Além dos novos títulos, o catálogo da Quilombada detém cerca de 500 outros títulos, com obras diversificadas para atender todos os tipos de leitores.

 “Apesar da pandemia, a produção literária em Alagoas continuou firme e esses novos livros são uma mostra do que foi produzido. A Quilombada valoriza a produção desses autores e intelectuais e traz para o leitor a oportunidade de adquirir os livros no conforto da sua casa”, explicou o diretor do portal, Sebastião Medeiros.

 Confira os títulos que chegam ao catálogo em dezembro:

 Quilombo dos Palmares – Negociações e conflitos – Zezito Araújo

A obra traz narrativas sobre o Quilombo dos Palmares, tratando da composição étnica originária do continente africano dos primeiros habitantes da Serra da Barriga, o reconhecimento da sociedade palmarina pelos portugueses ao assinar o acordo de paz; o cotidiano e as expressões culturais; o papel da mulher na organização e na luta pela liberdade, a o legado palmarino para a história de Alagoas e para formação da identidade alagoana. Livro lançado pelas editoras da Uneal e do Cesmac.

Alagoas: Uma esfinge a desvendar ­ – Douglas Apratto Tenório

Uma coletânea de artigos que reflete sobre muitos aspectos da história e da cultura alagoana. Lançamento da editora do Cesmac.

História de Alagoas – Craveiro Costa

O clássico da historiografia alagoana ganhou nova edição e volta às mãos do público pela editora do Cesmac.

Salgema, do Erro à Tragédia – Joaldo Cavalcante

A obra traz a história da Braskem em Maceió desde a época em que se chamava Salgema, relembrando seu processo de  expansão e as consequências da exploração mineral no espaço urbano da capital alagoana.

José Guilherme Merquior – da estética à política - Marcos Vasconcelos

O livro traz uma análise da obra do diplomata e ensaísta brasileiro, falecido em 1991, e de suas contribuições na sociologia, política, economia e estética. A obra é ilustrada com dezenas de fotos inéditas dos principais momentos da trajetória pessoal e intelectual de José Guilherme Merquior.

Clero e política em Alagoas – Álvaro Queiroz

Trata da participação do clero – padres e bispos católicos – na política alagoana, nas rebeliões e sedições que ocorreram ao longo da história de nosso estado, desde a emancipação.

Missão do Porto de Pedras – as primícias da evangelização em Alagoas Álvaro Queiroz

Aborda as primeiras missões religiosas em Alagoas entre os indígenas no norte do estado, a partir de 1596, principalmente onde hoje se encontra o município de Porto de Pedras.

Catálogo Arqueológico da Coleção Marroquim –  Fábio Marroquim (Organizador)

O livro apresenta os objetos da coleção de Mário Marroquim, conhecido intelectual alagoano e autor de Língua do Nordeste.

 Banguê fornalha e bagaceira – Olegário Venceslau de Oliveira e Silva

É um inventário histórico dos antigos engenhos de açúcar de Chã Preta, dos séculos XIX e XX. Uma narrativa da vida e costumes campesinos locais, desde a festa da botada até a fabricação da rapadura, açúcar e garapa nos alambiques.

 Antiga Vila Isabel, Maragogi de todos os tempos – Pe. Alex Sandro Rufino da Silva

A obra segue uma linha histórica mais abrangente, procurando contemplar o povo como um agente construtor da História. É uma síntese sobre raízes históricas de Maragogi.

 O Cangaceiro Lampião e o IV mandamento – Valdemar de Souza Lima

Publicado pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos, em parceria com a Eduneal, a nova edição da obra clássica do saudoso jornalista, que colaborou com a Gazeta de Alagoas e o Diário de Pernambuco,  traz crônicas baseadas em fatos reais que narram a trajetória do rei do cangaço e sua passagem nas terras alagoanas.

 Guerreiro do Velho Chico – a história do Rio São Francisco – Eugênio Bulhões

O livro convida o leitor a fazer uma viagem no tempo, conhecendo os episódios que aconteceram, tendo como cenário o Velho Chico: a edificação do Forte Maurício de Nassau, o povoamento do Alto São Francisco propulsionado pelo Ciclo do Ouro, a passagem do Imperador Dom Pedro II pelo Baixo São Francisco e a construção da primeira usina hidrelétrica do Velho Chico.

Um quarto no fundo e outras histórias de Junqueiro – Pedro da Rocha Oliveira

Obra relata as vivências e memórias que enriqueceram o imaginário da infância e adolescência do cineasta Pedro da Rocha Oliveira.

O sumiço dos vira-latas – Jorge Tenório

Primeiro romance infanto-juvenil do autor, o livro apresenta uma aventura cheia de ação e mistério protagonizada por garotos de um povoado e seus cachorros.

SERVIÇO

Whatsapp Quilombada (82) 98155-9787