Hospital Universitário promove ações no Dia Mundial do HTLV

Objetivo é sensibilizar a população sobre a doença
Por Taciana Gacelin- jornalista
09/11/2020 16h09 - Atualizado em 09/11/2020 às 17h38

Por conta do Dia Mundial do HTLV, o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) da Universidade Federal e Alagoas, que integra a rede Ebserh, realiza até esta terça (10), no hall de entrada da instituição e nas salas de espera do Hospital Dia (HD), a Semana de sensibilização sobre o HTLV. A ação quer mobilizar pacientes e colaboradores, oferecendo informações sobre a doença. À tarde, trabalhadores do HU vão participar do Websimpósio Brasileiro de HTLV.

O HTLV é um retrovírus da mesma família do HIV (causador da aids), que infecta a célula T humana, um tipo de linfócito importante para o sistema de defesa do organismo. Dentre outras consequências, o vírus pode causar leucemia, dermatite e problemas neurológicos, podendo levar à morte. A transmissão da enfermidade pode ocorrer pela amamentação, por relações sexuais desprotegidas e por meio do contato com sangue infectado.

Sobre o combate ao vírus, o médico Artur Maia, pesquisador do HTLV e infectologista do HU, afirma que é necessário construir mais centros de referência para tratamento dessa endemia. “O Japão, por exemplo, já controlou a doença. Aqui no Brasil, um simples teste de HTLV no pré-natal seria uma medida de prevenção e controle da doença”, frisou, acrescentando que o HLTV é um problema de saúde pública.

SUS e a doença

O Brasil é o país com mais casos de infectados pelo HTLV, sendo a região Nordeste a mais afetada pela enfermidade, que pode ser assintomática. Estima-se que há entre um e três milhões de brasileiros vivendo com a moléstia. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece o teste para detecção da doença, mas, geralmente, ela não é diagnosticada precocemente, o que impede um tratamento eficaz.

Para quem tem a doença, o HU presta assistência multiprofissional, com infectologista, neurologista, assistente social, enfermeiro, psicólogo e odontólogo. As gestantes que possuem o vírus e que são assistidas pelo HU recebem acompanhamento específico no pré-natal.

Dia Mundial do HTLV

O Dia Mundial do HTLV, 10 de novembro, foi criado pela Associação Internacional de Retrovirologia, com o objetivo de dar visibilidade aos problemas causados pelo vírus e conscientizar a população e, sobretudo, os profissionais da área de saúde sobre a endemia.