Cores da Saúde promove encontro sobre masculinidade no mundo contemporâneo

Inscrições estão abertas; atividade acontece no dia 18 deste mês
Por Blenda Machado – estagiária de Jornalismo
13/11/2020 15h52

O projeto de extensão Cores da Saúde, coordenado pela professora Priscila Nunes de Vasconcelos, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), promove no dia 18, às 19h30, o encontro Discutindo a masculinidade no mundo contemporâneo. O evento será on-line e transmitido pelo canal Projeto Cores da Saúde no Youtube. Para se inscrever basta clicar neste link.

De acordo com a organização, o evento busca facilitar o acesso à informação em uma perspectiva voltada à promoção da saúde. Abordando a saúde do homem, levantada pelo novembro azul, de uma maneira mais abrangente, a fim de ressignificar a temática, por meio da discussão do estereótipo da masculinidade, além de trazer reflexões sobre o modo de agir e pensar da população sobre esse assunto.

‘’Nosso foco é alcançar os acadêmicos e a população em geral, sobretudo a assistida pela UDA [Unidade Docente Assistencial] Professor Gilberto de Macedo. Durante a pandemia, estamos produzindo conteúdo por meio de plataformas digitais e realizando lives sobre temas relacionados à saúde. Assim que possível, também faremos atividades presenciais’’, frisou a coordenadora do evento, Priscila Nunes de Vasconcelos, docente da Faculdade de Medicina.

Na abertura do encontro, o palestrante Caio Cesar falará sobre a construção histórica do estereótipo de masculinidade e como tentar desconstruí-lo. Ele é um dos autores do livro Diálogos contemporâneos sobre homens negros e masculinidade e facilitador do projeto Memoh, Logo após, participa Michael Machado, coordenador do Núcleo de Medicina Social e Preventiva e professor do programa de pós-graduação em Saúde da Família, que vai abordaro tema Estereotipação da masculinidade e sua relação com a saúde do homem.

O webinário será mediado por Cauê Assis, graduando em Psicologia na Ufal e membro do Fórum Nacional de Travestis e Transexuais Negras e Negros. Ao final, os palestrantes responderão as dúvidas enviadas durante o evento.