Comissão de Ética seleciona pessoas para representar sociedade protetora de animais

Indicações vão até dia 23 de novembro
Por Jacqueline Freire - jornalista
03/11/2020 15h03 - Atualizado em 03/11/2020 às 15h20

Você participa de alguma Sociedade Protetora de Animais legalmente estabelecida? Tem graduação em Ciências Agrárias, Biológicas, da Saúde, Biotecnologia, Bioquímica, Farmácia ou Ética? Tem mestrado em alguma destas áreas de conhecimento? Tem interesse em representar a Sociedade Protetora de Animais (SPA) junto à Comissão de Ética no Uso de Animais (Ceua) da Universidade Federal de Alagoas?

Então, essa é a sua chance. A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep) da Ufal divulga que estão abertas as inscrições para composição da Comissão de Ética no quesito Sociedade Protetora de Animais. Segundo o edital, a ideia é oportunizar a indicação de candidatos para vagas de membro titular e suplente para representar as Sociedades Protetoras de Animais junto à Ceua.

Os candidatos devem ser indicados pelas Sociedades às quais participam, com envio de ofício de indicação formal de representante da entidade interessada, declaração de aceite do indicado, curriculum lattes do candidato; cópia autenticada do Diploma de Graduação, reconhecido pela respectiva entidade de classe; cópia autenticada do Diploma de Pós-Graduação; cópia do comprovante de inscrição da entidade no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e cópia autenticada do documento de designação dos representantes legais da entidade, se houver. As indicações podem ser feitas até o dia 23 de novembro.

Segundo o coordenador da Ceua, o médico veterinário Elvan Nascimento, a participação de um membro da SPA é de extrema importância para o bom andamento dos processos na Comissão. “Precisamos da contribuição desses membros acerca da utilização racional de animais, no desenvolvimento do ensino e da pesquisa, observando sempre a utilização dos animais quanto ao direito deles, prezando pelo bem-estar animal e pelo princípio dos 3 R's [do inglês reduction, replacement e refinement - redução, substituição e refinamento]”, disse.

Os candidatos selecionados exercerão a função de membro efetivo e suplente na comissão, auxiliando nas apreciações de projetos submetidos à comissão, além de deliberar sobre assuntos demandados à Ceua, auxiliará no cumprimento da legislação vigente e normas estabelecidas pelo conselho nacional de controle da experimentação animal (Concea) e nas atribuições da comissão.

Os membros indicados e selecionados terão seus nomes submetidos à comissão de seleção composta por três membros pesquisadores da Ufal. O resultado será divulgado no dia 4 de dezembro.

Confira edital abaixo.