Residência Pedagógica seleciona preceptores em licenciaturas

Candidatos devem ser professores com experiência mínima de dois anos
Por Ascom Ufal
23/10/2020 15h01

Até domingo, 25 de outubro, a Pró-reitoria de Graduação (Prograd), recebe inscrições de interessados em participar do exame de seleção de cadastro de reserva para preceptores bolsistas e voluntários para o Programa de Residência Pedagógica (RP) para as áreas de Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Música, Pedagogia e Química.

Os candidatos devem possuir licenciatura na disciplina que corresponda ao componente curricular ou ao curso do subprojeto; possuir experiência mínima de dois anos no magistério na educação básica; ser professor de escolas participantes (escolas-campo) cadastradas na Plataforma Capes de Educação Básica para participar do Programa Residência Pedagógica para o componente curricular interessado e atender aos requisitos das obrigações e das responsabilidades exigidos no edital, entre outras exigências.

No total são 33 vagas distribuídas entre as disciplinas. Os candidatos devem se inscrever por e-mail (conferir no edital o endereço para inscrição em cada disciplina). A seleção passa por três fases: análise da carta de intenções, entrevista e análise de currículo. O resultado será divulgado no dia 30 de outubro.

O programa deve incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica, promover a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de licenciatura às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, fortalecer e ampliar a relação entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e as escolas públicas de educação básica para a formação inicial de professores da educação básica; e o papel das redes de ensino na formação de professores.

Mais informações, confira o edital.