Fernando Pimentel fala aos ouvintes da Rádio Ufal sobre o Escola em todo lugar

Programa Ufal e Sociedade vai ao ar a partir de segunda (19), às 11h
Por Simoneide Araújo - jornalista
16/10/2020 13h37 - Atualizado em 19/10/2020 às 15h10
Fernando Pimentel, coordenador do projeto Escola em todo lugar

Fernando Pimentel, coordenador do projeto Escola em todo lugar

O aplicativo Escola em todo lugar, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Comunidades Virtuais da Universidade Federal de Alagoas, é o destaque desta semana no Programa Ufal e Sociedade, na Rádio Ufal. Quem vai explicar como funciona e onde está sendo testado é o professor Fernando Pimentel, coordenador do projeto, que está inserido no Programa de Extensão Universitária no Combate ao Coronavírus, da Pró-reitoria de Extensão.

Fernando Pimentel é doutor em Educação pela Ufal, com experiência na área de Educação, com ênfase em ensino-aprendizagem e trabalha com os temas: aprendizagem, jogos digitais na educação, gamificação, metodologias ativas, educação on-line, webquest, tutoria e avaliação.

Foi vice-coordenador da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância  (Cied) e coordenador-adjunto da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Ufal. Atualmente é professor adjunto da Ufal, coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação e líder do Grupo de Pesquisas Comunidades Virtuais da Ufal, além de ser integrante do banco de avaliadores institucionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Pimentel bate um papo com Thiago Prado e explica como foi o processo de criação do projeto, que está em fase de teste com uma turma do 5º ano da Escola Municipal de Educação Básica Industrial Luigi Bauducco, em Rio Largo. Ele explica que o aplicativo foi pensado para facilitar o acesso das crianças aos materiais de estudo e funciona sem precisar de acesso à internet, basta baixar quando precisar ser usado.

Tudo isso e muito mais você pode conferir a partir da próxima segunda-feira (19), às 11h. Fique ligado na Rádio Ufal, porque o programa vai ao ar de segunda a sábado, às 11h, às 17h e às 23h. Ou ouça, quando quiser, o podcast do programa Ufal e Sociedade, no site da Rádio.