Humberto Barbosa é o entrevistado da semana no Ufal e Sociedade

Programa vai ao ar, pela Rádio Ufal, na próxima segunda (12), às 11h
Por Simoneide Araújo - jornalista
09/10/2020 13h23
context/imageCaption

Humberto Barbosa, coordenador do Lapis, é o entrevistado do Ufal e Sociedade

Esta semana, o Programa Ufal e Sociedade entrevista o professor Humberto Barbosa, do Instituto de Ciências Atmosféricas (Icat) da Ufal e coordenador do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis). Ele vai falar sobre o projeto Influência do clima na sazonalidade do novo Coronavírus e outros patógenos, a partir de modelos matemáticos, para combate a doenças na Amazônia brasileira. 

Esse projeto foi selecionado pelo Programa Estratégico Emergencial de Combate a Surtos, Endemias, Epidemias e Pandemias da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A iniciativa foi lançada com a intenção de reunir pesquisadores brasileiros para combater e prevenir à covid-19, além de promover a formação de pessoas para atuar nas áreas de doenças infecciosas.

Humberto Barbosa, é professor Associado 2 do Icat - Instituto de Ciências Atmosféricas da Ufal, e coordena o Lapis - Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites, uma das principais referências no país quanto à recepção, processamento, análise e distribuição de dados satelitários do Meteosat Segunda Geração.

Ele é pós-doutor pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, doutor em Ciência do Solo e Sensoriamento Remoto pela Universidade do Arizona, mestre em Sensoriamento Remoto pelo INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e graduado em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande. 

A conversa com Barbosa será sobre o estudo da Ufal que vai investigar possíveis influências do clima sobre a covid-19. Ele fala sobre a atuação do Lapis e a importância do projeto aprovado pela Capes nos aspectos da pesquisa científica, do meio ambiente, da proteção e preservação dos povos indígenas. 

Então, se quiser conhecer um pouco mais sobre o projeto coordenado por Barbosa, basta ficar ligado na Rádio Ufal, de segunda a sábado, às 11h, às 17h e às 23h. Ou ouça, quando quiser, o podcast do programa Ufal e Sociedade no site da Rádio.