Confira a programação da SBPC Cultural da 72ª Reunião Anual em outubro

A atividade será realizada diariamente, às 19h30, durante o segundo ciclo da 72ª Reunião Anual da SBPC que começa na próxima segunda-feira, 5 de outubro
Por Ascom SBPC
02/10/2020 10h17

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) acaba de divulgar a programação Cultural do segundo ciclo da 72ª Reunião Anual da SBPC, que será realizado na próxima semana, de 5 a 10 de outubro. Com apresentações musicais, dança e teatro, as atrações da SBPC Cultural acontecem diariamente, sempre às 19h30, com transmissão pelo canal do YouTube da SBPC (@SBPCnet). Veja aqui a programação completa.

Com o tema “Ciência, Educação e Desenvolvimento Sustentável para o Século XXI”, a versão estendida e virtual da 72ª Reunião Anual da SBPC é realizada em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A semana abre com a apresentação musical da cantora e compositora natalense Silvia Sol, que fará no dia 5 de outubro o show "Janelas de Tráfego", no qual apresenta canções de diferentes estilos e influências.

Na terça-feira, 6 de outubro, é a vez do grupo de dança da UFRN realizar a apresentação artística "(Des)Caminhos-fragmento". O espetáculo é inspirado na obra “O Turista aprendiz”, de Mário de Andrade, considerando aspectos das viagens e personagens da obra e revelando ambiguidades que permeiam a ideia de uma identidade nacional brasileira, desde a rapsódia Macunaíma – “o herói sem nenhum caráter”, mas de múltiplos caracteres.

O dia 7 de outubro, quarta-feira, contará com duas atrações. A primeira será a exposição fotográfica "Iguanas", de Alexandre Ferreira dos Santos. Trata-se de uma homenagem ao animal que povoa as áreas verdes e convive diariamente com alunos, servidores e prestadores de serviços da UFRN. A mostra é composta por 20 fotografias que mostram detalhes da espécie e o seu convívio no campus da UFRN. E em seguida, o grupo Ahititivi apresenta "Hibridação de Ritmos Musicais Tradicionais Moçambicanos", que traz influências de várias manifestações artísticas tradicionais (jogo, dança, música).

Quinta-feira, 8 de outubro, é a vez da apresentação da peça teatral "Insubmissas, mulheres na ciência", seguido de um bate-papo ao vivo com as atrizes. O espetáculo conta a história das cientistas Marie Curie, Bertha Lutz, Rosalind Franklin e Hipátia de Alexandria que, por serem mulheres, tiveram de enfrentar os preconceitos, a intolerância e as discriminações contra a mulher em diferentes épocas e lugares. No palco, as quatro personagens contracenam em uma instalação de cordas, pedras e luzes que impõem delicado equilíbrio entre o tempo histórico e o tempo da representação. Dessas quatro mulheres, Rosalind deu contribuição decisiva à pesquisa do DNA sem nunca ter o reconhecimento do prêmio Nobel; Marie Curie embora premiada duas vezes com o Nobel, passou fome na França. Acusada de exacerbar um conflito entre o governador e o bispo da Alexandria, em março de 415, a matemática e professora de filosofia e astronomia Hipátia foi assassinada por uma multidão de cristãos; e a bióloga brasileira Bertha Lutz fez da luta pelos direitos da mulher no século XX seu objetivo de vida.

O professor da UFMG e compositor mineiro Eduardo Mortimer apresenta, no dia 9 de outubro o musical "Ciência e Canção". O show inclui canções dos dois primeiros discos solo de Duzão Mortimer – “Trip Lunar”, de 2014 e “Homem de Laboratório”, de 2017 – e do novo disco que está em fase de produção.

A SBPC Cultural será encerrada no dia 10 de outubro com a leitura dramática da peça teatral “Copenhagen”, de Michael Frayn. A peça trata do encontro entre o físico Niels Bohr, sua esposa Margrethe e Werner Heisenberg na capital dinamarquesa, em 1941. Apesar de ter ocorrido há quase 80 anos, sobrevêm discussões a respeito do papel político do cientista a partir da recente descoberta da fissão nuclear e sua aplicação na construção de bombas. O texto possibilita alguns paralelos com o atual momento do Brasil e do mundo, em que se observa uma cristalização de opiniões em torno de visões extremistas de negação da validade da Ciência, enquanto o obscurantismo e o anticientificismo permeiam o debate público.

Todas as apresentações serão realizadas às 19h30 no canal da SBPC no YouTube. Confira  aqui a programação completa e divirta-se!

Além da programação da SBPC Cultural, a Reunião Anual da SBPC conta a Programação científica, com Sessão de Pôsteres, atividades da SBPC Jovem e Família, com atrações para todas as idades.