Programa Ufal e Sociedade entrevista a professora Monica Assunção

A nutricionista materno-infantil fala sobre a importância da amamentação e das ações do Agosto Dourado
Por Lenilda Luna - jornalista
05/08/2020 13h56 - Atualizado em 07/08/2020 às 14h43

A professora da Faculdade de Nutrição (Fanut), Monica Assunção, é uma pesquisadora dedicada a estudar e divulgar as vantagens do leite materno para a nutrição dos recém-nascidos. Neste mês de agosto, que se iniciou com o Dia Mundial da Amamentação, o tema está sendo discutido no 1º Congresso online AMARmentar.

Monica também integra a comissão para incluir o Hospital Universitário nos critérios que devem ser observados para credenciar a instituição como Hospital Amigo da Criança. Essa é uma iniciativa lançada pela Unicef em 1991 para garantir o apoio à amamentação no ambiente hospitalar, oferecendo desde a orientação aos espaços adequados.

O Agosto Dourado é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Pediatria, para reforçar a Semana do Aleitamento Materno. “É importante falar de amamentação porque, mesmo sendo saudável para a criança e para a mãe, ainda é muito baixo o índice de aleitamento materno exclusivo nos seis primeiros meses. Muitas mães ainda têm dúvidas, inseguranças e acabam cedendo a pressão para introduzir fórmulas industrializadas”, destaca Monica.

Sobre o 1º Congresso online AMARmentar, que está sendo realizado todos os dias às 19h, até a quarta-feira (5), transmitido pelo canal Ufal Oficial no Youtube. “São profissionais da Nutrição, Medicina, Enfermagem e outras áreas da Ufal, do Hospital Universitário e da Unifesp que resolveram se juntar para debater o tema não só apenas com a comunidade universitária, mas de forma que pudesse alcançar toda a sociedade”, finalizou a professora.

Confira a entrevista completa no Programa Ufal e Sociedade.