Ufal alcança a marca de 180 sites em seu domínio e 14 milhões de acessos ao ano

NTI consegue atender a demanda da comunidade acadêmica por visibilidade online
Por Amanda Lima - estudante de Jornalismo e Equipe NTI
17/08/2020 16h10 - Atualizado em 11/09/2020 às 19h32

A Universidade Federal de Alagoas disponibiliza uma vasta quantidade de informações à sociedade por meio de sites institucionais geridos pelo Núcleo de Tecnologia da Informação. Atualmente são 180 sites cadastrados no domínio Ufal. O site principal (ufal.br) juntamente com as páginas das unidades acadêmicas registram em média 14 milhões de acessos ao ano.

Este feito só é possível graças a adoção de um conjunto de tecnologias integradas para viabilizar a gestão descentralizada de conteúdo, que provê aos gestores total autonomia sobre o conteúdo, que pode incluir páginas de texto, pastas, arquivos, imagens, links, eventos e outros.

O desenvolvimento desta solução foi iniciado em 2008 e o êxito da abordagem tem ampliado o número de acessos ao longo dos anos, dando a Ufal mais visibilidade.  A experiência positiva fez com que a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro convidasse o analista de TI Alexandre Marinho, responsável pelo gerenciamento dos portais da Ufal, para repassar as boas práticas,  o conjunto de técnicas aplicadas pelo NTI, a tecnologia utilizada e noções de desenvolvimento de extensões personalizadas. “Eu passei uma semana com eles onde apresentei como organizar o serviço em termos de infraestrutura e de gestão do conteúdo para facilitar o desenvolvimento, a manutenção e o backup das informações.”, explicou.

O técnico ainda ressalta que o principal desafio é evoluir continuamente a arquitetura da informação de forma que qualquer pessoa, seja ela estudante, servidora ou externa a instituição, consiga encontrar o que deseja.

O NTI oferece dois serviços distintos: sites institucionais e hospedagem de sites. No serviço de sites institucionais, o NTI é responsável pelo layout, desenvolvimento de código fonte, manutenção, infraestrutura e gerenciamento de usuário, permissões e treinamento.

Já o serviço de hospedagem, que visa atender  grupos de pesquisa, laboratórios, eventos, projetos de extensão e professores, a configuração do ambiente do site acontece de forma automática, ou seja, sem dependência direta do NTI. Para esse serviço, o NTI fornece a infraestrutura de armazenamento, espaço em disco e banco de dados, e as demais tarefas de desenvolvimento ficam a cargo do responsável pelo site. O serviço está disponível no endereço e é acessível com as credenciais dos sistemas Ufal.

Para saber como utilizar o serviço de hospedagem de site, acesse o manual clicando aqui. Em caso de dúvidas, entrar em contato com a Central de Atendimento do NTI pelo número (82) 3214-1015 ou e-mail atendimento@nti.ufal.br .

Link para o manual.