Projeto Encenação Teatral em Perspectiva promove debate até dezembro

Hoje (26) é dia de mais um bate-papo virtual sobre a prática do teatro
Por Thâmara Gonzaga - jornalista
26/08/2020 14h36 - Atualizado em 26/08/2020 às 16h16

Até o mês de dezembro, o projeto Encenação Teatral em Perspectiva vai realizar uma série de encontros virtuais com o objetivo de alcançar estudantes, artistas e demais interessados pelo assunto. A iniciativa é organizada pelo coletivo do Laboratório de Estudo e Pesquisa de Processos de Encenação (Leppe), do curso técnico de Arte Dramática, da Escola Técnica de Artes (ETA) da Ufal.

Hoje (26), às 18h, é dia de mais uma edição e o bate papo será mediado pelo ator e estudante de Teatro da Universidade, Josival Silva. O convidado da vez é o professor da ETA, Toni Edson. A transmissão será pelo Google Meet e Instagram @leppelaboratório.

“Teremos vários bate-papos com artistas bem engajados na arte teatral. Entendemos que esta é a tarefa de um coletivo de pesquisa: a preocupação de avançar na construção de saberes, garantindo a permanência da arte teatral em qualquer circunstância”, afirmam os integrantes do projeto.

Os encontros on-line do Encenação Teatral em Perspectiva surgiram diante do distanciamento social recomendado por conta da pandemia da covid-19. A cada 15 dias, às quartas, no comecinho da noite, o grupo se reúne com o objetivo de conversar sobre a realidade do teatro. Durante os encontros, há a presença de um profissional que é responsável para que o espetáculo aconteça, com a mediação de estudantes pesquisadores do Leppe.

Coordenado pela professora Carla Antonello, as atividades realizadas pelo Leppe unem o pensamento intelectual e a prática teatral, contando com discentes e ex-alunos como intérpretes e pesquisadores.

“Neste momento atual de confinamento, a iniciativa é muito importante para a continuidade da produção do coletivo, assim como para conhecimento do público que está participando, ativamente, com muitas questões”, destaca a docente coordenadora. Para Carla Antonello, os encontros são “um convite para os espectadores compreenderem as urdiduras que são ativadas na construção de um espetáculo teatral, já que os convidados são artistas que se empenham em todas as etapas de criação, desde diretores, atores, cenógrafos, figurinistas, maquiadores, iluminadores e sonoplastas”.

Próximos encontros

Iniciado em 1º julho, no total, o projeto do Leppe vai realizar 12 lives, sempre às 18h. Os encontros ocorrem a cada 15 dias, às quartas-feiras.

A próxima será no dia 9 de setembro e o entrevistado será Valdeci Moreira de Souza, professor da Secretaria de Educação do Distrito Federal, ator e diretor teatral. A mediação será de Aline Almeida, atriz e graduanda em Teatro pela Ufal. No dia 23 de setembro, a live será com o ator Silvio Leal e o mediador Davison Souza, ator e psicólogo.

O professor de teatro, ator e dramaturgo, Jonathan Vicente de Andrade, é o convidado do dia 7 de outubro, que contará com a participação de Alan Olli, estudante do curso técnico de Arte Dramática da Ufal. O bate papo do dia 21 de outubro será com Andréa Queiroz, professora no curso de Produção de Moda da ETA Ufal. A mediação fica por conta da atriz e estudante, Angélica Louise.

Já o encontro seguinte será com Cristiane Werlang, que coordena o projeto Teatro Pesquisa e Extensão Escolas (TPE) e o projeto Mulheres de Teatro. O mediador será o ator e estudante, David André. No dia 18 de novembro, a entrevistada é Valéria Nunes, professora e vice-diretora da ETA Ufal, com a mediação da estudante Paloma Pontes de Araújo.

A live de encerramento do projeto Encenação Teatral em Perspectiva será no dia 2 de dezembro com Tácito Borralho, professor do Departamento de Artes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e diretor artístico da Coteatro. A mediação será de Alan Olli.