JPMB Lives reúne time de mulheres de bandas de música

Série Debates da Jornada Pedagógica para Músicos de Bandas acontece até outubro
Por Simoneide Araújo - jornalista
28/08/2020 14h40

A Série Debates do projeto JPMB Lives apresenta o 8º episódio com o tema Mulheres em bandas de música com a participação de Roberta Benjamim [oboé], Neris Rodrigues [trombone], Evelin Borges [trompete], Daniele Dantas [clarineta] e Laurisabel Silva [flauta], com mediação de Marcos Moreira. O evento virtual será na próxima terça-feira (1º), às 20h, no canal do Youtube.

De acordo com Marcos Moreira, coordenador e diretor artístico da JPMB, o evento é mais uma etapa desse projeto, que vem acontecendo em dois formatos: Série Concertos e Série Debates. “O tema escolhido para esse 8º episódio Mulheres em bandas de músicas é o tema da minha tese do doutorado. Vamos falar um pouco do livro e também saber dessas mulheres, profissionais e professoras universitárias, como elas saíram das bandas de músicas e chegaram a esse patamar de docentes em universidades; como foi o início da carreira; o que acham dessa quebra de paradigma ao entrar no universo masculino das bandas; falar um pouco do empoderamento das mulheres; entre outros”, ressaltou.

O JPMB Lives de um projeto de extensão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), ligado ao Centro de Musicologia de Penedo (Cemupe), como parte das ações do curso de licenciatura em Música. “Construímos esse projeto por conta da pandemia do novo coronavírus, que nos impossibilitou de realizar, de forma presencial, o 11° Festival Internacional de Música de Penedo, uma atividade da Jornada Pedagógica para Músicos de Banda”, completou.

Moreira ressalta que também haverá apresentações de vários artistas que vão participar da JPMB Lives na Série Concertos. A equipe técnica das lives conta com a produção da professora Elaine Maria da Silva, integrante do grupo Cemupe. Até o próximo mês de outubro, diversos grupos de artistas vão se revezar em apresentações quinzenais: 

15 de setembro
Tema: O coral e  a música social

29 de setembro
Tema: O mercado de equipamentos musicais no Brasil

6 de outubro
Tema: A JPMB e os rumos Brasil-Portugal.