Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária convida para reunião

7ª edição do evento será distribuída ao longo do ano com foco nas atividades virtuais por conta da pandemia do novo coronavírus
Por Paulo canuto, estudante de jornalismo
12/08/2020 16h30 - Atualizado em 12/08/2020 às 18h24

A 7ª Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (Jura) deste ano será diferente das edições anteriores por conta da pandemia do novo coronavírus (covid-19), priorizando as atividades não presenciais com encontros virtuais. A reunião tinha como referência o mês de abril, mas na atual conjuntura ela se dará em um período diferente podendo inclusive ser distribuída ao longo dos meses que restam de 2020.

A reunião preparatória “Pré-Jura” será realizada nesta quinta-feira (13) e será realizada via plataforma Google Meet pelo link. O intuito dessa reunião é a construção coletiva e democrática da Jura, construindo sua metodologia e agenda em sua realização aqui em Alagoas.

A Jura tem o propósito de desencadear ações simultâneas, no âmbito de temas relacionados à questão agrária e da defesa da Reforma Agrária no Brasil, envolvendo os diversos Núcleos, Grupos de trabalho (ensino, pesquisa, extensão) ou outras experiências acadêmicas, existentes em nossas universidades.

O coordenador de extensão da Universidade Federal de Alagoas, professor Cezar Nonato, destaca a importância da realização da jornada no contexto atual “É importante destacar que essa conjuntura fortalece ainda mais a realização da Jura, já que elementos como a Agricultura Camponesa, a Reforma Agrária, a produção de alimentos saudáveis, se apresentam fundamentais para o enfrentamento das crises (sanitária, ambiental, social, econômica e política) que estamos vivendo no mundo e especialmente no Brasil, quando nos deparamos com um Governo Federal que tem aproveitado a pandemia para atacar diversas áreas da sociedade como o meio ambiente, a educação, a ciência, os territórios tradicionais, entre outras”, afirma o professor.

Nesse contexto, a orientação nacional é que a 7ª Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária continue firmando sua identidade em torno dos dois grandes eixos articulados, questão agrária e questão educacional, com os desdobramentos temáticos que o momento político exige, tanto nacional quanto localmente.