Evento on-line debate a construção de uma universidade antirracista

Participantes com interesse em receber certificado devem realizar inscrição pelo Sigaa
Por Ascom Ufal
25/08/2020 15h59

Nesta quarta-feira (25), às 19h, vai ser realizado o último debate do evento de extensão on-line Diálogos necessários: a urgência pela desconstrução social do racismo, coordenado pela docente do Centro de Educação (Cedu) da Ufal, Jusciney Carvalho.

O debate vai ser sobre Caminhos possíveis para construção de uma universidade antirracista, com as participações de Alamo Pimentel (Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB), Clébio Araújo (Universidade Estadual de Alagoas - Uneal), Adilson Santos (Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP) e Alessandro Santos (Universidade de São Paulo - USP). “Vamos pensar de forma coletiva como a educação superior pública pode ajudar a criar formas de enfrentamento ao racismo em suas instâncias administrativas e acadêmicas”, destaca Jusciney Carvalho que também é responsável por mediar o debate.

Os participantes com interesse em receber certificado com carga horária devem realizar a inscrição pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) neste endereço. O link da transmissão, com minicurrículo dos palestrantes, está disponível neste link.

“Teremos um momento muito especial, pois faremos uma reflexão sobre o tema e contaremos com a participação de professores que já atuaram ou ainda atuam como gestores universitários e que também pesquisam sobre como o racismo estrutural funciona e tem colaborado para o aprofundamento das desigualdades étnicos raciais no Brasil”, ressalta a coordenadora da atividade.

Diálogos contra o racismo

Aprovado pela Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Ufal, o evento Diálogos necessários: a urgência pela desconstrução social do racismo realizou 12 debates on-line, envolvendo 34 pesquisadoras negras e pesquisadores negros, versando sobre possibilidades de ações antirracistas em diferentes espaços e aspectos da formação acadêmica.

Questão racial na formação de professores, racismo levado a sério, estatuto da igualdade racial, intelectualidades negras e uma educação antirracista na universidade foram alguns dos temas abordados pelos convidados durante a realização do evento.

“Até ontem (24), registramos um total de 2.889 visualizações desses debates, sendo o mais visualizado o diálogo sobre EJA em movimento: a busca pela superação das desigualdades raciais e educacionais, com 579 visualizações”, afirma a coordenadora do evento.

As lives estão gravadas e disponíveis aqui.