Domingo é dia de sarau de alunos do Laboratório de Violino da Ufal

Atividade começa às 11h, totalmente on-line, pelo perfil do projeto no Instagram
Por Simoneide Araújo - jornalista
26/08/2020 13h49

Se é para ficar em casa e curtir uma boa programação, então, aí vai uma ótima dica: domingo (30) vai acontecer o Sarau de Alunos, às 11h. A iniciativa é do projeto de extensão Laboratório de Violino da Universidade Federal de Alagoas (LVU), idealizado e coordenado pela professora Débora Borges, do curso de licenciatura em Música. Será um evento ao vivo, em formato de Live, transmitido pelo perfil do projeto no Instagram @laboratoriodeviolinodaufal .

Nesse primeiro sarau haverá apresentação seis alunos. “É uma proposta de apresentação informal visando à motivação dos alunos do projeto que, desde o início da pandemia, estão fazendo aulas online pelo google meet comigo”, disse a coordenadora.

Borges anuncia que esse evento será o primeiro de muitos que vão acontecer aos domingos, às 11h. “Nossa intenção é que todos participem, por isso em cada sarau vão se apresentar seis alunos. A proposta é que todos possam participar de acordo com seu nível. Tem aluno que vai tocar apenas um trecho de uma peça, enquanto outros apresentarão obras inteiras”, revelou.

E completa: “O importante para mim, enquanto docente neste momento, é que meus alunos se sintam motivados não somente para o estudo do violino, mas para vencer os momentos de isolamento social também”.

O projeto

O Laboratório de Violino da Ufal é um projeto de ações educativas musicais por meio do ensino coletivo do violino. Oferece gratuitamente para a comunidade aulas de violino nos níveis iniciante, médio e avançado. Antes, as aulas aconteciam no Espaço Cultural da Universidade, na Praça Visconde de Sinimbu, mas, com a pandemia, a proposta mudou e as atividades acontecem virtualmente pelo Google Meet.

O projeto existe desde 2019 e, este ano, mudou de formato por conta do distanciamento social, uma medida exigida para evitar a propagação da covid-19. Segundo Borges, a decisão de manter as aulas em formato virtual passou a ser uma ferramenta para manter a mente de todos ocupada.