Ufal e Sociedade entrevista o estudante Gustavo Melo da Enactus

O time da Ufal está concorrendo entre os finalistas do Prêmio Universitário do Ano e mais dois prêmios nacionais
Por Lenilda Luna - jornalista
06/07/2020 15h13 - Atualizado em 06/07/2020 às 16h55

Neste mês de julho, de 14 a 16, vai acontecer um importante evento para todos os universitários do Brasil que participam das atividades de empreendedorismo social realizadas pela Enactus: o Evento Nacional Enactus Brasil (Eneb). Desta vez, pelas circunstâncias impostas pela pandemia de covid-19, o encontro será virtual, transmitido pelo canal da Enactus Brasil no youtube.

O time Enactus Ufal está concorrendo entre os finalistas do Prêmio Universitário do Ano DSM 2020, representados pela estudante Stephanie Lino. Além disso, a equipe também é destaque nos prêmios: Prêmio KPMG de Ética e Integridade, com o projeto Cromo Somos; e Prêmio Inovação Social em parceria com a Amanco Wavin com o projeto Amitis. O time campeão irá representar o Brasil no Campeonato Mundial da Enactus que acontecerá em setembro.

Na 50ª edição do programa Ufal e Sociedade, o estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária,  Gustavo Cabral de Melo, falou sobre o que é a Enactus, quais os objetivos e que ações realiza na Ufal. “Eu conheci a Enactus antes de entrar na graduação, no curso de nivelamento das Engenharias. Eu já entrei na Ufal com a disposição de fazer parte da Enactus Ufal e hoje sou presidente do time”, relatou o estudante.

A Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos, que surgiu na década de 70, no Texas (EUA), dedicada a envolver os estudantes universitários em ações de Empreendedorismo Social. São mais de 100 times no Brasil, na Ufal o grupo existe desde novembro de 2015. “Analisamos as problemáticas sociais existentes em Alagoas, para desenvolver projetos sociais. Iniciamos com as cooperativas de coleta de materiais recicláveis, visando desenvolver a autonomia das comunidades”, explica Gustavo.

O estudante apresentou os projetos que estão desenvolvendo no estado, como o Amitis, que visa melhorar a qualidade da alimentação escolar, com a implantação de hortas hidropônicas, em parceria com o Centro de Recuperação e Educação Nutricional (Cren). “Estamos em duas escolas e vamos ampliar para mais três comunidades, impactando em cerca de duas mil vidas”, destaca Gustavo Melo.

O time também desenvolve o projeto Cromo Somos, em parceria com a Família Down Alagoana, para capacitar os jovens com a síndrome a se inserirem no mercado de trabalho. “Esse projeto existe desde 2018, e estamos percebendo as dificuldades para preencher as vagas destinadas legalmente às pessoas com a deficiência, mas que precisam se capacitar para ocupá-las. Estamos atendendo 34 pessoas, na Pitanguinha”, conta o estudante.

Além das hortas do projeto Amitis, a Enactus Ufal desenvolve outro projeto Ortu, com tecnologia de horta doméstica para vender para pessoas sem muito espaço nos apartamentos. “Quem produz e vende essas hortas compactas são moradores de um conjunto habitacional popular de Rio Largo, garantindo para eles a geração de renda. Também ajudamos na capacitação para que eles possam gerenciar os negócios. Esse é um projeto novo que nasceu em fevereiro deste ano”, relata Gustavo.

Por fim, os estudantes do time Enactus também desenvolvem o projeto Elpis, que tem o foco de melhorar a condição de vida e de trabalho de profissionais da Educação. “Criamos esse projeto agora em maio, para ajudar os professores a utilizarem plataformas digitais para suas atividades”, finalizou o estudante.

Para saber mais sobre a Enactus Ufal, acompanhe a entrevista na Rádio Ufal e acesse as redes sociais @enactusufal.