Programa Ufal e Sociedade entrevista a professora Luciana Santana

Ela fala sobre a avaliação das estratégias dos governos para o enfrentamento da pandemia
Por Lenilda Luna - jornalista
01/06/2020 15h36 - Atualizado em 03/06/2020 às 17h02

Na edição do programa Ufal e Sociedade desta segunda-feira (1º), entrevistamos a professora  Luciana Santana, doutora em Ciência Política e  líder do grupo de pesquisa: Instituições, Comportamento político e Democracia, do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Ela participou de um trabalho conjunto, com 47 cientistas políticos de vários estados, para analisar, de maneira contextualizada, as respostas dos governos estaduais à pandemia de covid 19, por meio das medidas adotadas.

O trabalho já foi divulgado no site da Ufal e também foi tema da transmissão ao vivo nas redes sociais da universidade, na última sexta-feira de maio. As lives estão disponíveis do IGTV e no Youtube @ufaloficial. Na entrevista à Rádio Ufal, a professora Luciana Santana resume algumas das questões abordadas nas entrevistas anteriores e destaca a importância da investigação científica sobre as decisões políticas desse período de extrema gravidade no mundo e no Brasil.

A professora destaca como a interferência dos aspectos políticos dificultou, em algumas regiões, a adoção de medidas orientadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde no Brasil. “Não adianta ter decretos de distanciamento social se a sociedade civil não é convencida a adotar essa medidas. Vimos que, infelizmente, o isolamento não atingiu a adesão necessária para diminuir a curva de contágio e evitar o colapso do sistema de Saúde”, pondera a pesquisadora.

No artigo “Como os governos estaduais lidam com a pandemia” publicado no Nexo Jornal em 10 de maio, a avaliação sobre as ações governamentais em Alagoas foi feita pela professora Luciana Santana em parceria com o professor Emerson Nascimento. “Avaliar como está sendo a condução durante essa pandemia contribui para visualizar como vai ser a situação e que medidas precisaremos tomar no pós-pandemia”, alerta a professora.

Ouça a entrevista ao programa Ufal e Sociedade na radio.ufal.br.