Ufal e Sociedade entrevista a professora Aline Ramos e o estudante Josivaldo Teixeira

O tema foi a Modelagem da Informação na Construção (BIM) no currículo de Engenharia Civil
Por Lenilda Luna - jornalista
30/06/2020 14h11 - Atualizado em 02/07/2020 às 14h49

O programa Ufal e Sociedade desta semana é um resumo da live realizada na última sexta-feira (26), no perfil do Instagram e no canal do Youtube da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com a participação da professora Aline da Silva Ramos Barboza e do estudante Josivaldo Teixeira.

Aline Barboza é professora titular do Centro de Tecnologia, pesquisadora na área de Materiais Estruturais e Projetos de Estruturas, envolvendo técnicas de modelagem computacional e análise experimental. Atualmente é a coordenadora administrativa do Laboratório de Computação Científica LCCV e membro do Programa de pós graduação em Engenharia Civil.

Josivaldo Teixeira é técnico em Edificações pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (Ifal), graduando em Engenharia Civil pela Ufal, pesquisador de Modelagem da Informação na Construção (BIM), estagiário em uma empresa que trabalha com BIM em Alagoas.

Eles falaram sobre Modelagem da Informação na Construção, que adotou a sigla BIM porque vem da nomenclatura da metodologia em inglês, Building Information Modeling. Os pesquisadores apresentaram como essa inovação tecnológica tem sido aplicada aos currículos das Engenharias, criando um ambiente colaborativo.

A professora Aline Barboza explicou que a integração de conhecimentos proporcionada pelo ambiente BIM permite que cada especialista coloque no mesmo software de gerenciamento todas as especificidades de um projeto de construção civil. “Cada um demonstra suas habilidades e é o consenso da edificação que deve valer, o que é melhor para o projeto”, conclui a professora.