HU pede ajuda da população para abastecer estoque de sangue

Pacientes que realizam tratamento de câncer, grávidas e outros assistidos serão beneficiados
Por Taciana Gacelin - jornalista
26/06/2020 16h39 - Atualizado em 26/06/2020 às 18h56

O Banco de Sangue do Hospital Universitário continua com estoque abaixo da média. Além de utilizar transfusões de sangue em pacientes internados com a covid-19, a instituição continua realizando o procedimento para assegurar a vida de grávidas, usuários que fazem tratamento de câncer e outros assistidos internados na instituição. “A colaboração da população sempre é de fundamental importância. São estes atos de solidariedade que mantêm a continuidade da vida e mostram o quanto a mobilização da sociedade colabora para garantir a missão de salvar quem precisa de atendimento no HU”, frisa Ingryd Leylane Almeida, enfermeira do Banco de Sangue do Hospital.

Prestando serviço de média e alta complexidade, como instituição de referência em várias áreas e atendimento 100% SUS, o Hospital recebe pacientes de diferentes locais de Alagoas, sobretudo, dos municípios do interior. Por conta da grande demanda, o HU tem a necessidade sempre de manter o estoque de sangue. “ A pandemia traz novas realidades, aumenta a nossa preocupação com as doações, mas a manutenção do estoque é sempre uma necessidade, pois continuamos atendendo pacientes com outros problemas graves, pontua a enfermeira.

Como doar

Para doar, o voluntário deve estar com a saúde em dia, ter entre 18 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar descansado e alimentado. No dia da doação, é necessário apresentar RG original. Por conta da pandemia, para evitar aglomerações, os doadores devem agendar o atendimento, através do (82) 3202-5476 ou (82) 3202-3743. O Banco de Sangue do HU funciona de segunda a quinta, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 16h; e às sextas-feiras, das 7h30 às 12h.