E-book sobre trabalhos Pibid na área de Letramentos está disponível para comunidade

Obra apresenta experiências realizadas nos cursos de licenciatura dos três campi da Ufal
Por Ascom Ufal
10/06/2020 15h49 - Atualizado em 10/06/2020 às 17h52

Relatos de trabalhos realizados por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) podem ser conferidos no e-book Letramentos e suas múltiplas faces: experiências do Pibid na Ufal. Publicado pela editora da Universidade Estadual do Ceará (Eduece), a obra pode ser acessada neste link.

Após o lançamento da versão impressa, em Maceió e em Arapiraca no mês de janeiro deste ano, o livro, que foi custeado por seus próprios autores, ganhou uma versão digital. Os autores decidiram disponibilizar o material gratuitamente a toda a comunidade acadêmica e em geral para, assim, contribuir na difusão do conhecimento produzido na área do ensino.

O projeto Pibid sobre Letramentos que dá título ao livro é coordenado pela professora Danielle Araújo e foi contemplado pelo edital 2018-2020. A obra, organizada pela própria coordenadora e pelos professores Deywid Wagner de Melo e Simone Makiyama, reúne vários trabalhos realizados nos subprojetos do Programa desenvolvidos na Ufal, que tem como grande tema Letramentos, e apresenta um caráter transdisciplinar por estar ligado às diversas práticas sociais, tais como escola e trabalho, bem como a várias áreas do conhecimento humano, como linguístico, matemático, científico e cultural.

A obra é composta por 18 capítulos e ao longo de 458 páginas conta experiências da maioria dos subprojetos e núcleos das mais variadas áreas do conhecimento dos cursos de licenciatura dos três campi da Universidade.

Ao recomendar a leitura, os que participaram da iniciativa afirmam que “se trata de um livro escrito a várias mãos, inclusive por licenciandos, corroborando a importância do Pibid para a formação docente dos licenciandos, além da riqueza da reflexão da própria prática docente na realidade da sala de aula, quer seja na educação básica, quer seja na educação superior”.

Diante do desafio de lançar uma obra, os organizadores agradecem o empenho de todos envolvidos. “É um trabalho muito importante para todos que fizeram parte deste projeto, desde a coordenadora institucional, coordenadores de área, supervisores, iniciantes à docência, colaboradores e estudantes das escolas públicas parceiras do projeto”, afirmam.