Programa Ufal e Sociedade entrevista a professora Aline Fidelis

Ela fala sobre a toxicidade dos produtos de limpeza que estamos usando em maior quantidade nessa pandemia
Por Lenilda Luna - jornalista
18/05/2020 14h02

Desde que começou o isolamento social por conta da pandemia de covid 19, estamos usando muito mais produtos químicos nas nossas casas para prevenir a contaminação. Mas existem riscos de intoxicação que precisam ser considerados.

Esse foi o alerta feito pela pesquisadora em Ciências Farmacêuticas, Aline Fidelis, líder do Grupo de Pesquisa em Toxicologia (GPTOX) e.  Coordenadora do Laboratório de Toxicologia do Instituto de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). "É preciso ler os rótulos e conhecer os riscos dos produtos que usamos", enfatiza a pesquisadora.

Aline Fidelis participou de uma transmissão ao vivo nas redes sociais da Ufal onde respondeu várias perguntas da comunidade sobre questões que agora fazem parte da nossa rotina, como a quantidade adequada de hipoclorito para a limpeza das superfícies, para a higienização de pacotes da feira e para descontaminar frutas e vegetais. "São procedimentos que devem ser feitos independente da pandemia, mas agora são imprescindíveis", destaca Aline.

No programa Ufal e Sociedade, a pesquisadora resume algumas das orientações colocadas ao vivo e alerta também sobre os riscos da automedicação. "Ainda não existe um tratamento testado e comprovado para o covid 19. Os pesquisadores estão se desdobrando em laboratórios do mundo inteiro. Enquanto isso, não adianta estocar remédios sem eficácia comprovada e que trazem sérios riscos de efeitos colaterais", ressalta Aline Fidelis.

 Confira a entrevista completa no podcast