Programa Ufal e Sociedade entrevista o pesquisador Marcelo Duzzioni de Farmacologia

Duzzioni fala sobre como o Laif está colaborando com as testagens para detectar infecção por covid 19
Por Lenilda Luna - jornalista
11/05/2020 16h28 - Atualizado em 11/05/2020 às 17h50
Professor Marcelo Duzzioni

Professor Marcelo Duzzioni

No programa Ufal e Sociedade desta semana, conversamos com o professor Marcelo Duzzioni, que é doutor em farmacologia, pesquisador na área de neurofarmacologia e coordenador do Laboratório de Inovação Farmacológica (Laif), sediado no Instituto De Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

O laboratório foi recentemente credenciado para fazer a testagem da covid 19, o que representa uma contribuição fundamental para que o estado de Alagoas possa ter um número mais aproximado de casos de contaminação nesta pandemia. Esse apoio na testagem é muito importante para ter medidas mais aproximadas da curva de contaminação e adotar as medidas necessárias.

Na entrevista, o professor Marcelo Duzzioni faz um breve histórico do Laif, que foi inaugurado em 2018 com a importante missão de buscar fármacos para doenças como a Esclerose Lateral Amiotrófica ( ELA). “Atualmente no Brasil, existe apenas uma droga aprovada para a Ela, mas que traz poucos benefícios. Por isso, nos dedicamos a desenvolver pesquisas, utilizando células-tronco, na tentativa de encontrar novos fármacos para tratar a doença”, relata o professor.

Mas toda essa história da busca de tratamento para a ELA, o professor Duzzioni vai detalhar em outra entrevista, porque envolve uma importante rede de colaboração científica e solidariedade nacional e internacional. Por hora, a missão é colaborar com o enfrentamento à pandemia da covid 19. “Os equipamentos do Laif são certificados para pesquisas e não para exames clínicos, por isso, houve a necessidade do Laboratório Central de Alagoas (Lacen) certificar a testagem. Essa colaboração está acontecendo com a participação voluntária de professores, pesquisadores e técnicos”, informa o pesquisador.

Na entrevista, que pode ser conferida no podcast da Rádio Ufal, o professor Marcelo Duzzioni informa ainda quais são os sintomas que devem levar uma pessoa a buscar o atendimento médico, Ele ressalta ainda que a automedicação é um risco. Em casa, recomendamos repouso e tomar muita água. As medicações devem ser recomendadas pelo médico e são direcionadas para reduzir sintomas como dor e febre, já que não temos uma cura para a covid 19”, ressalta Duzzioni.

Confira a entrevista completa no podcast.