Instituto de Matemática oferece cursos virtuais para estudantes e professores

Projetos de extensão emergenciais integram o edital Ufal Conectada
Por Janyelle Vieira - estagiária de Jornalismo
21/05/2020 16h31
context/imageCaption

Divulgação

O Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas está com inscrições abertas para dois cursos a distância. São oportunidades de projetos de extensão emergenciais ofertadas por meio do edital Ufal Conectada. Professores e estudantes da educação básica e discentes dos cursos de exatas de Instituições de Ensino Superior podem acompanhar os cursos pela internet.

Veja as opções.

SEM + NEM - Online

O projeto SEM + NEM - online, ofertado para os professores de Matemática da Educação Básica e coordenado pela professora Viviane Oliveira, pretende responder perguntas feitas pelos estudantes quando estudam a disciplina como “Para que serve isso?” e “Onde vou usar na minha vida?” e incentivar o gosto pela Matemática. Segundo a organização, apesar de estar presente em diversos aspectos do cotidiano, muitas vezes a disciplina passa despercebida, mesmo sendo essencial.

O Sem mais nem menos on-line surge para mostrar a Matemática fora do contexto da própria disciplina e da sala de aula, por meio de materiais didáticos criados pela equipe do projeto que visam auxiliar a compreensão de conteúdos curriculares, o desenvolvimento de diferentes habilidades, como o trabalho colaborativo, o raciocínio lógico, a criatividade e a percepção da existência da Matemática no dia a dia.

Tais atividades didáticas serão apresentada por meio de lives. Os materiais não tem forma tradicional, não necessitam de muitos recursos para serem trabalhados e são de fácil acesso e compreensão.

O curso também atuará na formação de professores realizando oficinas on-line por meio de webconferência, disponibilizando algumas atividades desenvolvidas, ensinando como produzi-las e dando ideias de como aplicá-las com base nas experiências dos tutores, para que os docentes possam utilizar em suas aulas on-line ou presencial após a pandemia.

As inscrições estão abertas até domingo (24)  e podem ser realizadas neste link. Para mais informações, acesse o site

Jornada de Minicursos de Divulgação Matemática

A Jornada de minicursos de divulgação da Matemática, coordenada pelo professor Márcio Cavalcante, será voltada para divulgação e motivação de conhecimento matemático para a comunidade.

Utilizando a ferramenta de comunicação, a jornada é aberta aos discentes dos cursos da área de exatas da Ufal e das demais Instituições de Ensino Superior de Alagoas e estende-se também aos discentes do Ensino Médio do estado que tenham interesse em ampliar os horizontes matemáticos e ter contato com aplicações da disciplina.

Os cursos também visam estimular os estudantes a estudarem conteúdos vistos no início dos cursos de graduação na área de exatas.

Datas e ministrantes dos cursos:

Dias 01/06 e 03/06: Estudo de Funções com o professor Wágner Ranter

Dias 08/06 e 10/06: Introdução ao Cálculo com o professor José Carlos

Dias 15/06 e 17/06: Introdução às EDOs com o professor Rafael Nóbrega

Dias 22/06 e 24/06: Introdução à Geometria Diferencial com o professor Feliciano Vitório

As inscrições serão feitas no Sigaa.