HU forma comissão para credenciamento na rede Hospital Amigo da Criança

Data também marcou a comemoração do dia Mundial de Doação do Leite Materno
Por Ascom Ufal
22/05/2020 14h13 - Atualizado em 22/05/2020 às 14h58
Imagem da internet

Imagem da internet

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Alagoas criou no último dia 19 de maio, Dia Mundial de Doação do Leite Materno, uma comissão para credenciamento na Iniciativa Hospital Amigo da Criança - IHAC.

“Justamente por ter um Banco de Leite que presta serviços à Sociedade Alagoana, além de possuir uma Maternidade de alto risco que realiza partos com muitos  nascimentos prematuros, o HU, coeso em seus diferentes setores ligados à assistência materno-infantil e governança, escolheu esta data simbólica para dar início as atividades da Comissão para Iniciativa Hospital Amigo da Criança no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes – CIHAC”, explica a professora Mônica Assunção, nutricionista e responsável pela parte científica da Comissão.

Durante a semana, informativos sobre doação de leite humano em tempo de SARS –CoV-2 foram divulgados na Maternidade e na Unidade Neonatal do Hospital. “É a primeira ação da CIHAC, que incentivará o padrão-ouro de alimentação saudável na primeira infância, o leite materno, em especial para bebês prematuros”, diz Assunção.

Dia de Doação de Leite Materno

Comemorado desde 2004 no Brasil, o dia 19 de maio passou a ser considerado o Dia Mundial de Doação do Leite Materno pelos organizadores do 5º Congresso Brasileiro de Bancos de Leite Humano, 1º Congresso Ibero-americano de Bancos de Leite Humano e 1º Fórum de Cooperação Internacional em Bancos de Leite Humano, que adotaram esta data simbólica no ano de 2010. As celebrações deste dia foram expandidas para vários países, com ênfase aos do Mercosul, antes mesmo da data ser instituída oficialmente pela lei nº 13.227, em 28 de dezembro de 2015, no Brasil.

Atualmente a data é celebrada em todo o mundo para chamar a atenção para doação de leite humano e promoção de debates sobre a importância do aleitamento materno, assim como para divulgação das ações realizadas pelos bancos de leite nos estados e municípios.