Curso de Design movimenta comunidade com atividades virtuais

Algumas ações são abertas ao público e vão de lives a mostras de arte e minicursos
Por Jacqueline Freire – jornalista
08/05/2020 09h25 - Atualizado em 08/05/2020 às 13h23

Estamos sem aulas presenciais, mas há muito movimento em nossa comunidade acadêmica. O Design na Quarentena também entra nessa dinâmica, com ampla programação de pesquisa e extensão. O evento, promovido pelo curso de Design da Universidade Federal de Alagoas, reuniu as ações dos professores e de seus grupos de pesquisa numa mostra virtual de trabalhos artísticos, oficinas, lives e minicursos.

A mostra virtual é aberta e organizada pelo grupo Idea. Aberta a qualquer pessoa que quiser enviar seus trabalhos, a ação começou em março e já recebeu inscrições de mais de 80 pessoas, entre alunos da Ufal e outros interessados. Os trabalhos selecionados estão sendo publicados no feed do Instagram @gp.idea.

Minicurso

Alunos da Faculdade de Arquitetura podem participar de dois minicursos e uma oficina EAD disponibilizada na plataforma Moodle. Projetando ambientes com foco nos usuários é o curso oferecido pela professora Thaisa Sampaio Sarmento e Semântica e semiótica em produtos físicos e digitais, pelo professor Lucas Jerônimo Ribeiro. Na mesma plataforma tem a oficina Construção dos sentidos - oficina de percepção do mundo exterior, baseado no filme Ensaio sobre a Cegueira, da obra de José Saramago, com as professoras Adriana Guimarães e Patrícia Hecktheuer.

Lives

Quem segue o perfil do Idea no Instagram pode acompanhar toda quinta-feira uma série de lives sobre arte, design e arquitetura em Alagoas. A programação está em andamento, mas já aconteceram duas, um bate-papo Pedro Lucena e outro com a artista e designer Yara Pão, recentemente formada pela Ufal.