Unidade de Educação Infantil da Ufal auxilia famílias durante distanciamento

Equipe da UEIPTV criou projeto para divulgar experiências brincantes que favorecem o desenvolvimento da criança no contexto domiciliar
Por Thâmara Gonzaga – jornalista
29/04/2020 15h13 - Atualizado em 02/05/2020 às 20h53
Crianças durante brincadeiras na UEIPTV

Crianças durante brincadeiras na UEIPTV

A equipe da Unidade de Educação Infantil Professora Telma Vitória (UEIPTV) da Ufal tem auxiliado mães e pais, com crianças matriculadas no local, apresentando propostas educativas para serem realizadas nesse período em que os familiares ficam mais em casa devido às medidas de distanciamento social.

Por meio de vídeos, áudios, encontros virtuais e materiais compartilhados em aplicativos de conversas, profissionais têm sugerido atividades divertidas e prazerosas que privilegiam o ato de brincar para estimular o desenvolvimento infantil e o afeto familiar.

“Criamos o projeto Memórias de Família da UEIPTV como forma de apoio e, por meio dele, apresentamos propostas brincantes que favoreçam as vivências no contexto domiciliar durante o isolamento social”, explica a diretora da Unidade, professora Idnelma Rocha. “Vamos usar as tecnologias para socializar materiais, dicas e orientações para desenvolver de forma lúdica, prazerosa, saudável e em família”, acrescenta.

Na UEIPTV, o ato de brincar é trabalhado como algo essencial para a infância, e não como um simples passatempo. Durante as brincadeiras, afirmam os profissionais tendo como base diversas pesquisas científicas, além de aprender e conhecer sobre o mundo em que está inserida, a criança tem a oportunidade de viver importantes momentos afetivos com seus pais, cuidadores e professores. O olho no olho, a escuta atenciosa, a troca de palavras e de carinho durante a atividade, assim como em qualquer situação, são essenciais para o crescimento saudável dos pequenos.

Por isso, esclarece Idnelma Rocha, a iniciativa da Unidade não pretende se configurar como uma abordagem de educação a distância, pois a interação, a convivência e o contato são essenciais para o desenvolvimento infantil. “A realização das atividades em casa não é obrigatória. Nossa proposta é para favorecer as crianças, garantir a continuidade do pertencimento, do vínculo afetivo com seus educadores e demais professores, diminuindo um pouco o distanciamento imposto por essa pandemia”, destaca.

O projeto será avaliado pelos profissionais da UEIPTV quando as aulas forem retomadas. A diretora pediu aos familiares que, se possível, fizessem registros das brincadeiras sugeridas, mas ela destaca que o mais importante é que possam criar memórias afetivas.

“Aproveitem e vivam momentos significativos com suas preciosidades dentro de suas casas. Para que, quando esse momento passar, elas possam recordar com prazer experiências vividas, pois isso é o fundamental, nesse e em qualquer outro momento”, defende Idnelma.

Referência em educação infantil

Com 35 anos de história, a Unidade de Educação Infantil Professora Telma Vitória (UEIPTV) da Ufal, antes chamada Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI), é um espaço de referência em Alagoas quando se fala em práticas educativas para crianças na faixa etária de 2 a 5 anos.

O local tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento integral, considerando os aspectos físico, emocional, cognitivo e social em complementação à ação da família. Para isso, conta com uma equipe multidisciplinar formada por pedagogos, psicólogo, nutricionista, técnico em enfermagem, professores e auxiliares de sala da Secretaria Municipal de Educação (Semed), além de estagiários e bolsistas de diversos cursos da Universidade.

Atualmente com 82 crianças matriculadas, a unidade recebe filhos de moradores de bairros vizinhos ao Campus A.C. Simões, de estudantes e servidores da instituição.