Colaboradores da limpeza na Universidade ganham proteção extra

Máscaras específicas e vestimentas reforçadas entraram na lista dos Equipamentos de Proteção Individual durante a pandemia
Por Manuella Soares - jornalista
29/04/2020 15h30 - Atualizado em 05/05/2020 às 16h18
Limpeza de rotina é realizada com mais proteção. Foto: Dilson Ferreira

Limpeza de rotina é realizada com mais proteção. Foto: Dilson Ferreira

Os quatro campi da Ufal estão esvaziados desde a suspensão do calendário acadêmico, no dia 16 de março, mas a manutenção predial e a limpeza dos locais fazem parte da rotina organizada pela Superintendência de Infraestrutura (Sinfra). As atividades são realizadas de segunda a sábado e, nesse período de pandemia, a segurança dos colaboradores da Sinfra e da empresa terceirizada de manutenção é uma questão de prioridade.

“As proteções individuais sempre foram utilizadas na Sinfra. Todas [empresas] terceirizadas com a Ufal já comtemplam este tipo de proteção no seu dia a dia, prevista em leis trabalhistas, ambientais e sanitárias e constantes nos nossos contratos. Em época de pandemia, ampliamos a proteção, além das atuais vestimentas laborais”, ressalta o superintendente Dilson Ferreira.

Os colaboradores estão utilizando agora diferentes tipos de máscaras, luvas, macacões impermeáveis, álcool em gel e outros Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) previstos no plano de contingência. O trabalho é realizado em todos os campi, mesmo com a demanda reduzida nas unidades.

“A Sinfra continua atuando, respeitados o plano de contingência e decretos vigentes, em todas as suas áreas: Transporte, manutenção, limpeza, meio ambiente, projetos, serviços de engenharia, licitações e contratos, segurança, dentre outras áreas”, reforçou Dilson, destacando que apoia, ainda, as ações de combate à covid-19 na Ufal e no Hospital Universitário, colaborando também na logística de recebimento de doações para a instituição.