Hospital Universitário entra na campanha do Dia Mundial do Rim

Ação acontece na próxima quinta, 12 de março
Por Taciana Gacelin - jornalista colaboradora
09/03/2020 18h09 - Atualizado em 09/03/2020 às 19h25

O Hospital Universitário Professora Alberto Antunes (HU), ligado à Rede Hospitalar Ebserh, participa, no dia 12 de março, das 8h às 12h, da campanha do Dia Mundial do Rim. Na data, no saguão do Ambulatório Central, a população - por meio de materiais educativos e orientações médicas e nutricionais - terá acesso a informações sobre medidas e hábitos de vida necessários para a manutenção saudável dos rins, podendo, também, aferir os níveis de pressão arterial, peso e altura. A orla da Ponta Verde - no dia 15 de março, das 8h às 14h - e a Uncisal - no dia 18 de março, das 14h às 17h - também disponibilizarão as mesmas ações de prevenção e conscientização sobre a saúde dos rins que ocorrerão no Hospital.

Segundo a presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia de Alagoas (SBN-AL) e nefrologista do HU, Claudia Alves, a ação visa dar visibilidade para a importância do diagnóstico precoce e prevenção da doença. De acordo com a médica, diabéticos, hipertensos, obesos, tabagistas, idosos e pessoas com histórico na família de doenças renais fazem parte do grupo de risco. Práticas de exercícios físicos, controle do peso corporal, realização de exames laboratoriais, hidratação adequada, dentre outros, são rotinas recomendáveis para o cuidado com os rins.

HU e o número de atendimentos

O Hospital Universitário é referência no tratamento de doenças renais, atendendo, no estado, o maior de número de pacientes - adultos e crianças - dentro da especialidade médica. Por mês, em média, 500 pessoas buscam o HU por conta de problemas nos rins. Pacientes que buscam tratamento no HU recebem assistência em nível ambulatorial e também com equipe multidisciplinar, tendo também acesso à diálise - técnica que visa suplementar as falhas da função renal - e internamento, se necessários.

Dia Mundial dos Rins

Idealizado pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN), o Dia Mundial do Rim (DMR) tem como objetivo reduzir o impacto da doença renal em todo o mundo, sendo comemorado na segunda quinta-feira do mês de março. Este ano, a data será celebrada no dia 12 de março, com tema “Saúde dos rins para todos: Ame seus rins. Dose sua creatinina”.

A Sociedade Brasileira de Nefrologia coordena a campanha no Brasil, desenvolvendo material informativo e educativo sobre os fatores de risco para a Doença Renal Crônica (DRC) para todas as regiões do país, visando estimular os cuidados com a saúde dos rins.