Hospital Universitário faz acolhimento aos novos profissionais residentes

Cerimônia contou com a presença do reitor da Ufal, Josealdo Tonholo
Por Ascom Ufal com Taciana Gacelin - jornalista Ascom HU
04/03/2020 16h34
Solenidade de acolhimento dos novos residentes do HU

Solenidade de acolhimento dos novos residentes do HU

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde e o Programa de Residência em Medicina do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) recebeu mais uma turma de 56 novos residentes. A solenidade de acolhimento aconteceu na terça (3) e contou com a participação do reitor da Universidade Federal de Alagoas, Josealdo Tonholo.

Em sua fala, o reitor destaca que a atuação dos residentes é necessária para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele reforça a importância da integração das áreas do conhecimento, ressaltando que os profissionais formados no HU, vinculado à Rede Hospitalar Ebserh desde 2014, devem estar preparados “para atender aos desafios do futuro, que são extremamente complexos”.

O superintendente do HU, Célio Rodrigues, afirma que o novo contexto determina a necessidade de os profissionais atuarem em equipe. Ele declara que a residência é um momento de aprendizado e que deve ser aproveitado com dedicação. Com o objetivo de compartilhar um dos valores do HU, que é a humanização, o professor destaca que é preciso perceber o paciente na sua integralidade, oferecendo tratamento digno. “Sejam a esperança para os pacientes e não o problema”, disse o superintendente para os estudantes.

O professor Eurico Lobo, que assumirá a Gerência de Ensino e Pesquisa do HU, também destaca: “É obrigação do HU oferecer um serviço de qualidade para o Estado, já que 94% da sociedade alagoana não possui plano de saúde”.

A chefe da Unidade de Gerenciamento das Atividades da Pós-graduação do HU, Monica Assunção, anceia que as novas turmas tenham o perfil de excelência. “Esperamos que os próximos anos sejam de intenso aprendizado, sob orientação de profissionais de elevada qualificação ética e profissional, em um hospital de referência e cem por cento gratuito”, salientou.