Seleção: Ufal oferta 23 vagas para técnicos especializados em Libras

Inscrições podem ser feitas até o dia 22 de abril; selecionados atuarão nos campi A.C. Simões, Arapiraca e do Sertão
Por Deriky Pereira – jornalista
26/03/2024 09h58 - Atualizado em 27/03/2024 às 07h56

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), torna pública a realização de processo seletivo para a contratação de Técnicos Especializados em Língua Brasileira de Sinais (Libras). São 23 vagas com atuação para os campi A.C. Simões, em Maceió, Arapiraca e do Sertão e suas respectivas unidades de ensino. As inscrições podem ser feitas entre os dias 4 e 22 de abril por meio do site da Copeve e a taxa custa R$ 120,00.

De acordo com o edital, disponível em anexo no final desta página, a distribuição das vagas será feita da seguinte forma: Campus A.C. Simões, serão 10 na modalidade ampla concorrência, 2 para Pessoa com Deficiência (PcD) e 3 para pretos ou pardos; Campus Arapiraca e suas unidades, 4 na ampla concorrência, 1 para PcD e outra para pretos ou pardos; Campus do Sertão e suas unidades, serão 2 vagas na ampla concorrência e cadastro de reserva para PcDs e pretos ou pardos.

Para preencher a vaga, o candidato deverá ter diploma ou certificado de curso de graduação de Tradução e Interpretação, com habilitação em Libras (Português), diploma ou certificado em Letras-Libras e ainda o diploma ou certificado de curso de graduação em qualquer área, com formação profissional na área de Libras feita por meio de cursos de educação profissional reconhecidos pelo Sistema que os credenciou, cursos de extensão, além de formação continuada promovida por instituições de ensino superior e instituições credenciadas por Secretarias de Educação ou certificado de Proficiência em Libras (Prolibras).

O edital destaca ainda que cada candidato poderá concorrer a mais de uma vaga, devendo optar, todavia, por apenas uma delas na hipótese de conflito entre os cronogramas de realização das provas. No entanto, o pedido de inscrição pelo candidato deve obedecer à lista explicitada acima por vaga e lotação de cada campi. O prazo de contratação obedece ao período de, no máximo, 12 meses, sendo admitida a prorrogação.

Cabe reforçar que podem pleitear isenção, do dia 4 ao dia 5 de abril, os candidatos que forem inscritos no CadÚnico, ter renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo, ou a que possua renda familiar mensal de até três salários mínimos. O resultado dos pedidos de isenção será divulgado no site da Copeve até o dia 10. Já os candidatos que tiverem o pedido de isenção indeferido deverão pagar o valor integral da taxa de inscrição até o último dia do prazo de inscrição, 22 de abril.

Atribuições do contratado

De acordo com o edital, são atribuições gerais dos contratados traduzir e interpretar artigos, livros, textos diversos, bem como traduzir e interpretar palavras, conversações, narrativas, palestras, atividades didático-pedagógicas envolvendo a Língua Portuguesa e a Língua Brasileira de Sinais (Libras), reproduzindo em Libras ou na modalidade oral da Língua Portuguesa o pensamento e a intenção do emissor, além de assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Como interpretação consecutiva, deverão examinar previamente o texto original a ser traduzido/interpretado; transpor o texto para Libras, consultando dicionários e outras fontes de informações sobre as diferenças regionais; interpretar os textos de conteúdos curriculares, avaliativos e culturais; e interpretar as produções de textos, escritas ou sinalizadas das pessoas surdas.

Já como interpretação simultânea, cabe aos selecionados interpretar diálogos realizados entre pessoas que falam idiomas diferentes (Libras e Português); interpretar discursos, palestras, eventos, seminários, aulas expositivas, comentários, explicações, debates, enunciados de questões avaliativas e outras reuniões análogas; e interpretar discussões e negociações entre pessoas que falam idiomas diferentes (Libras e Português).

Vale reforçar que os selecionados também deverão participar da produção de materiais técnicos ou pedagógicos, dentre outros, em vídeo; prestar seus serviços em depoimentos em juízo, em órgãos e em situações administrativas, policiais, culturais, sociais, políticas e de saúde, dentre outras; utilizar recursos de informática; executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade que sejam associadas ao ambiente organizacional, além de participar de formações propostas pela chefia imediata.

A homologação do resultado final publicado no Diário Oficial da União (DOU) será publicado na data provável de 3 de julho. Para saber mais acesse o edital em anexo no final desta página.