Servidora do Campus Arapiraca pesquisa avaliações de desempenho

Técnicos da Ufal podem ajudar na pesquisa de Lyzandra Lima respondendo a um questionário on-line
Por Jacqueline Freire – jornalista
27/03/2024 08h06 - Atualizado em 28/03/2024 às 11h09

Está disponível, até o próximo dia 30 de abril, um questionário on-line direcionado aos servidores públicos da Ufal, docentes e técnicos-administrativos. Os dados coletados neste questionário serão analisados pela servidora  Lyzandra Lima, do Campus Arapiraca, aluna do mestrado profissional em Administração Pública (Profiap) da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac) da Ufal.

O estudo, intitulado Viés de Enquadramento no Setor Público: evidências sobre a avaliação das informações de desempenho por parte dos servidores públicos na Universidade Federal de Alagoas, tem o objetivo de explorar como diferentes apresentações de informações podem impactar suas escolhas e estratégias institucionais.

Além disso, ela pretende investigar a relação entre o viés de enquadramento a partir das valências,  positiva e negativa, nos cenários hipotéticos de tomada de decisão e as características sociodemográficas dos servidores.

“Os dados coletados neste estudo incluem informações sociodemográficas, como idade, gênero, nível educacional e tempo de serviço na Ufal, entre outros. Esses dados serão analisados em conjunto com as respostas dos participantes aos cenários hipotéticos de tomada de decisão, que foram randomizados pela plataforma SurveyMonkey. A randomização dos cenários foi realizada para garantir uma distribuição aleatória entre os cenários positivos e negativos”, explica Lyzandra.

Os dados serão utilizados para investigar as relações entre as características pessoais dos participantes e a manifestação do viés de enquadramento, além de analisar a presença desse viés no processo de tomada de decisão. “A análise incluirá métodos estatísticos como análise de regressão e teste qui-quadrado para explorar possíveis relações entre as variáveis dependentes e independentes”, afirma.

Para participar, basta responder o questionário, um processo que deve levar entre cinco e dez minutos. “A pesquisa busca contribuir tanto academicamente, através da ampliação da literatura comportamental na administração pública, quanto profissionalmente, ao fornecer insights para uma gestão mais consciente e eficiente”, destaca a servidora.

Segundo ela, os resultados da pesquisa devem ajudar ainda a minimizar os impactos negativos do viés de enquadramento, fortalecendo a capacidade dos servidores em tomar decisões baseadas em critérios sólidos.