Funcionários do MHN participam de conversa sobre exposição Badjines

Coordenada pela professora Sineide Montenegro, atividade serviu para discutir e compartilhar reflexões inspiradas pela exposição de Nicolas Henry

Por Jacqueline Freire - jornalista
12/03/2024 13h57 - Atualizado em 02/05/2024 às 14h41
Roda de conversa realizada no MHN

Uma roda de conversas a partir de reflexões e críticas individuais e coletivas inspiradas na exposição Badjines, Os Espíritos da Natureza, em cartaz do Museu de História Natural (MHN) da Universidade Federal de Alagoas, reuniu técnicos e trabalhadores do Museu na última quarta-feira (6), sob a coordenação da professora aposentada Sineide Montenegro.

Este é o início de um ciclo de debates a partir da sensibilização de toda a comunidade que faz parte do Museu, professores, funcionários, técnicos e estudantes. A ideia é que a partir desses encontros se possa tratar de temas transversais ao conceito da exposição, desde crise climática, impacto ambiental e ecologia, ate questões da área de humanas e psicológicas. “Nosso objeto é tornar o museu um espaço que tenha uma função além da mera exposição”, ressaltou a professora Sineide.

A docente, que trabalhou com Educação Ambiental, pensou na roda de conversa para quebrar a visão vertical e hierárquica como forma de aprendizagem. “A exposição é belíssima e inspiradora. Fizemos uma rodada de conversas trabalhando os sentimentos despertados ou inspirados pela visita, e valores importantes para humanização, como humildade, tolerância, confiança, compaixão, perdão, amor, etc”, disse.

A ideia é que a apreciação das imagens de autoria do fotógrafo e diretor artístico francês Nicolas Henry inspirasse o grupo a aprender com outras culturas. A exposição internacional apresenta fotos produzidas a partir da vivência de Henry com as comunidades. A ideia da professora Sineide foi tão bem aceita que a equipe do MHN já prepara uma nova roda, agora sobre pertencimento.

Genilson Santos, que trabalha em uma empresa terceirizada como vigilante no MHN, destacou a importância da equipe ter aberto espaço para que todos os funcionários e servidores participassem da ação, independente do tipo de vínculo com a Universidade. Ele estava de folga e veio ao Museu apenas para participar da atividade.

“A roda de conversa foi muito importante, não só pra mim, mas para cada um que expressou um pouco do seu ponto de vista de acordo com a exposição, com o que viu, o que sentiu, e o que representa a imagem, sem criticar o outro, respeitando a maneira de enxergar e entender de cada um. Foi muito bom pois independente de título, eu que nunca participei de uma roda de conversa, pude estar ali. Para mim foi muito importante, essa abertura para que todos os funcionários participassem. Achei brilhante a iniciativa, participaria novamente”, avaliou.

Saiba mais

A exposição Badjines, Os Espíritos da Natureza está aberta ao público no Museu de História Natural até o fim do mês, seguindo para a Aliança Francesa no mês de abril. Ao todo, 15 obras de Nicolas Henry foram expostas, cujas fotografias retratam instalações, com diferentes elementos naturais e pessoas, em uma ímpar harmonia visual. Mais de 1.300 visitantes já apreciaram a obra em Maceió desde que veio do Teatro Deodoro.