Residência Médica concede título pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia

Programa é o único no estado de Alagoas que concede o título após a formatura

Por Ascom HU
19/02/2024 16h01 - Atualizado em 19/02/2024 às 19h01

Os residentes em anestesiologia do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, da Universidade Federal de Alagoas (HU-Ufal), participaram da prova nacional que visa conceder o título de especialista em Anestesiologia pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), no último dia 21 de janeiro. A Residência Médica do HU é a única de Alagoas na qual os residentes recebem o título da SBA, sendo esta, a segunda turma formada pelo Programa que recebe o título.

A residência médica em Anestesiologia do HU, vinculada ao Ministério da Educação (MEC), é também credenciada pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia há quatro anos. Por conta disso, os residentes passam por quatro processos de avaliação teórica no ano, aplicados pela SBA, e finalizam com uma prova nacional. Para a aprovação e recebimento do título de especialistas pela SBA, os residentes precisam obter nota acima de seis.

De acordo com a anestesiologista do Hospital Universitário, Roberta Caldas, o diferencial desse Programa de residência médica está na titulação. “Na anestesiologia quando a residência é vinculada apenas ao MEC, precisa ser realizada também uma prova de título. Na nossa residência eles já saem com esse título, uma vez que são avaliados por várias provas ao longo dos três anos”, destaca.

“Esse título é muito importante para a prática da anestesiologia no estado e no Brasil. Nós somos o primeiro hospital e o único atualmente que é um Centro de Ensino e Treinamento no estado. Em fevereiro do ano passado foi formada a primeira turma com três anestesistas, já titulados a partir dessa iniciativa”, enfatiza Roberta.

Residência em anestesiologia

A residência médica em anestesiologia tem duração de três anos e a forma de ingresso é por acesso direto. A instituição deve formar e habilitar médicos na área da anestesiologia a adquirir as competências necessárias para realizar anestesia nos diversos procedimentos diagnósticos, terapêuticos e cirúrgicos.

O encerramento da turma atual será no próximo dia 28 de fevereiro, no restaurante Petit Sucre, com a apresentação do trabalho de conclusão de curso.