Hospital Universitário amplia atendimento a pacientes com insuficiência renal

Ampliação foi viabilizada pela doação de 20 máquinas de diálise pelo Hospital Universitário da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Por Ascom HU/Ufal
07/02/2024 14h31 - Atualizado em 08/02/2024 às 13h14

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, da Universidade Federal de Alagoas (HU-Ufal), recebeu, no último dia 23 de janeiro, 20 máquinas de diálise transferidas do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS). Ambos os hospitais são vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal que administra 41 hospitais universitários federais no país.

A utilização dos equipamentos garante ao HU autonomia para receber demandas nos três turnos de diálise, inclusive atender parte dos pacientes do hospital sanatório, que estão, desde novembro de 2023, realizando o tratamento de hemodiálise no HU, em razão da necessidade de evacuação do hospital. Para comportar a demanda de urgência, os serviços estavam sendo ofertados pelos equipamentos cedidos do hospital sanatório.

A ação foi mediada pela administração central da Ebserh e teve o apoio da Ufal, que cuidou da transferência dos equipamentos. O gerente administrativo do HU, Anderson de Barros Dantas, agradeceu a todos que contribuíram para a chegada das máquinas. “Agradeço à UFMS e ao Humap pelo envio das máquinas, à Ufal, ao reitor e a toda a equipe envolvida para que os equipamentos chegassem até aqui”, enfatizou.

Para o gerente administrativo do Humap, Carlos Alberto Moraes Coimbra, ajudar um outro hospital da Rede Ebserh é motivo de felicidade. “Esses equipamentos já não estavam mais sendo utilizados aqui, uma vez que fizemos a troca no ano anterior, e agora serão úteis em outro hospital, que está precisando. Hoje nós que estamos ajudando, em outro momento nós que poderemos ser ajudados por um outro hospital da rede. Então, ficamos muito felizes em participar dessa Rede que cada vez mais se solidifica e ajudar, pois a gente sabe que o principal beneficiado dessa ação é a população que tanto precisa de uma saúde de qualidade”, destaca.

De acordo com o engenheiro clínico do HU, Antônio Xavier, quando o Hospital precisou absorver os pacientes do hospital sanatório não tinha o quantitativo de máquinas suficiente. Por isso, foi solicitado o recebimento de equipamentos próprios.

“A gente trabalha em rede e uma das grandes vantagens disso é que a gente consegue suporte com outros hospitais. Então, busquei junto aos hospitais da Ebserh máquinas de hemodiálise que tinham sido desativadas por algum motivo, mas que ainda pudessem entrar em operação e o Humap disponibilizou essas máquinas que estavam obsoletas lá por ociosidade. A gente formalizou, através de um processo, a doação dessas máquinas”, destaca.

Antes de serem colocados em operação, os equipamentos serão testados, vão passar por manutenções preventivas, além da substituição de filtros. Estima-se que em três ou quatro meses essas máquinas, se não for necessária a aquisição de peças, estarão em operação.

Ainda segundo o engenheiro clínico do HU, já constava para esse ano a aquisição de mais máquinas, só que a demanda de urgência e emergência do hospital sanatório fez com que fosse necessário esse pedido. “A expectativa é que o HU, fortalecido pela Rede Ebserh, se torne cada vez mais autônomo, independente de qualquer outro órgão aqui do estado ou unidade, para atender aos pacientes sem a dependência de outras parcerias”, reforça.