Pró-reitora Iraildes Assunção assume coordenação regional Nordeste do Foprop

Fórum tem a missão de fomentar a implementação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da educação, da ciência e tecnologia

Por Ascom Ufal
04/01/2024 12h42 - Atualizado em 02/05/2024 às 14h33
Professor Robério Rodrigues Silva, professora Mercedes Bustamante, da Capes, professora  Iraildes Assunção e o professor Lucindo José Quintans Júnior.

Professor Robério Rodrigues Silva, professora Mercedes Bustamante, da Capes, professora Iraildes Assunção e o professor Lucindo José Quintans Júnior.

A professora Iraildes Assunção, pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), assumiu a coordenação regional Nordeste do Fórum de Pró-reitores de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (Foprop), pelo biênio 2024-2025. A vice-coordenadora é Ellany Gurguel, pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).

A indicação das duas docentes para a gestão do Foprop foi feita durante a Reunião Anual da Regional Nordeste, realizada nos dias 4 e 5 de setembro do ano passado, no Centro de Inovação e Polo Tecnológico de Jaraguá, em Maceió. Os nomes foram homologados durante a reunião nacional do Fórum, realizada na Universidade Federal do Paraná (UFPR), no final de outubro do ano passado.

A professora Iraildes explica que o objetivo do Foprop é identificar as necessidades regionais e apresentar às agências de fomento. “Deste modo, podemos induzir a adoção e a implementação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da educação, da ciência e tecnologia, resultando dessa forma, na redução das assimetrias e consolidação da pesquisa, da inovação e da pós-graduação na região Nordeste”, ressaltou.

Atualmente, 57 Instituições de Ensino Superior (IES), dos segmentos das federais, estaduais e privadas do Nordeste estão associadas ao Fórum. Iraildes destaca a importância da participação como coordenadora. “É uma oportunidade de atuar como representante das IES do Nordeste de forma coletiva, de modo a dar continuidade aos trabalhos em andamento, iniciados na gestão dos professores Cláudio Reichert do Nascimento, da Universidade Federal do Oeste Baiano (UFOB), e Lucindo José Quintans Júnior, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), coordenador e vice-coordenador, respectivamente, no biênio 2022-2023”, relatou a pró-reitora.

Também é importante ressaltar a visibilidade do trabalho da Ufal e a liderança das mulheres nessa escolha. “A coordenação sediada aqui, também fortalece a posição da Ufal na pesquisa e na pós-graduação no cenário regional e nacional. Destaco a presença de duas mulheres em papéis de liderança no Foprop. É um passo significativo rumo à equidade de gênero em nossa comunidade acadêmica”, reforçou Iraildes.

Ela considera que a liderança feminina no Foprop demonstra o compromisso com a promoção da igualdade de oportunidades e o empoderamento das mulheres na pesquisa e na pós-graduação. “Assumimos o compromisso de ter voz ativa e engajada no Fórum, trabalhando em colaboração com os representantes de outras regiões para desenvolver políticas e estratégias nacionais que fortaleçam as IES da região Nordeste”, garantiu Iraildes.

E o trabalho já começou ainda no ano passado, quando a pró-reitora Iraildes Assunção, já como coordenadora do Fórum, participou da reunião realizada em 14 de dezembro, entre o Foprop-NE e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Durante o encontro com a professora Mercedes Bustamente, presidente da Capes, foi entregue a Segunda Carta do Nordeste - Desenvolvimento da Pós-Graduação na Região Nordeste, contendo demandas para a consolidação e o desenvolvimento do Sistema Nacional de Pós-graduação na região.

Na reunião, foram propostas ações à Capes visando a promoção e a ampliação do processo de integração da região Nordeste no contexto do desenvolvimento da pesquisa científica, inovação e pós-graduação. “Solicitamos que as implementações destas ações estratégicas estivessem alinhadas com os desafios específicos enfrentados na região, tornando-se imperativo superar os obstáculos presentes para consolidar o fortalecimento do desenvolvimento do Nordeste brasileiro. A presidente da Capes comprometeu-se a discutir com a regional a implementação dessas ações, especialmente para os campi e IES do interior”, informou Iraildes.

O reitor da Ufal, professor Josealdo Tonholo, comemorou a indicação da professora Iraildes Assunção para a coordenação do Foprop regional Nordeste. “É um reconhecimento à liderança da pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da nossa Universidade. Tivemos, no último período, um aumento das notas de avaliação institucional dos cursos de pós-graduação e também conquistamos a aprovação de novos cursos. Isso denota todo o esforço dos pesquisadores, técnicos e estudantes, mas também de uma pró-reitoria organizada que está conseguindo dar visibilidade ao trabalho conjunto realizado na Ufal”, celebrou o reitor.