Hospital Universitário recebe visita do bloco carnavalesco Pinto da Madrugada

Mascote percorreu os corredores do hospital levando música e alegria para os pacientes
Por Ascom Ufal com Ascom HU
31/01/2024 15h56 - Atualizado em 31/01/2024 às 15h57

A semana começou com bastante folia nos corredores do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Na última segunda-feira (29), a instituição recebeu a visita do Pinto da Madrugada, o maior bloco carnavalesco do estado de Alagoas, que percorreu os corredores do hospital levando música e alegria para os pacientes.

De acordo com a chefe da Unidade de Desenvolvimento de Pessoal, Malba Albuquerque Cavalcante Bulhões, a ação foi inicialmente articulada pelos projetos Território Encantado de Crianças e Adolescentes e Anjos do HU, que fizeram contato com a comunicação social e com a Unidade. A princípio, a visita seria apenas na Pediatria, mas percebeu-se que existia demanda interessante para ser trabalhada também com o colaborador.

“Tanto os pacientes quanto os trabalhadores convivem com uma realidade bastante carregada de sensações, emoções negativas, uma vez que o espaço do ambiente hospitalar é muito tenso, com episódios de perda. Então, pensamos em proporcionar um momento de bem-estar, de descontração, como também despertar alegrias, reviver situações positivas do passado”, destacou Malba.

Enquanto percorriam os espaços, as pessoas se descontraiam e se empolgavam com a ideologia do bloco que tem uma história muito rica em Alagoas. “Quando a gente consegue transferir essa alegria e essa vivência para o ambiente hospitalar isso proporciona momentos de alegria e bem-estar para o nosso trabalhador e, consequentemente, para os nossos pacientes", enfatizou a chefe da Unidade.

Sobre o Pinto da Madrugada

Neste ano, o Pinto da Madrugada completa 25 anos e o sábado antes do Carnaval é o dia que o Pinto da Madrugada percorre a orla de Pajuçara e Ponta Verde. Inspirado no “pai”, o Galo da Madrugada, de Recife, o Pinto virou tradição nas prévias de carnaval da capital alagoana. Em 2011, o governo de Alagoas tornou o bloco Patrimônio Imaterial da Cultura Alagoana.