Coordenador do Femupe participa de evento da Universidade Nova de Lisboa

Marcos Moreira vai integrar simpósio que reunirá grupos de pesquisa que atuam na investigação da música no período moderno

Por Simoneide Araújo - jornalista
- Atualizado em
Marcos Moreira, coordenador do Centro de Musicologia de Penedo e do Femupe | nothing
Marcos Moreira, coordenador do Centro de Musicologia de Penedo e do Femupe

Nos próximos dias 19 e 20, vai acontecer o 1º Simpósio do Grupo de Investigação em Música no Período Moderno, promovido pelo Centro de Sociologia e Estética Musical (Cesem), vinculado à Universidade Nova de Lisboa. E a Universidade Federal de Alagoas será representada pelo professor Marcos Moreira, do curso de licenciatura em Música e coordenador do Festival de Música de Penedo (Femupe) e do Centro de Musicologia de Penedo (Cemupe), responsável por várias pesquisas realizadas na área e que já renderam muitas publicações.

O simpósio será realizado no Colégio Almada Negreiros, na Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, mas será um evento misto, com participação presencial e on-line. O professor Marcos Moreira foi convidado para participar, uma vez que o Cesem e o Cemupe têm trabalhado conjuntamente em prol da pesquisa na área da música. Moreira terá participação on-line, pela plataforma Zoom.

Em 2023, parcerias foram reafirmadas em relação a apoio científico e artístico a eventos realizados no Brasil e em Portugal e, mais especificamente, ao trabalho desenvolvido por pesquisadores do Cemupe. Esses foram alguns dos compromissos assumidos pelos pesquisadores David Cranmer e Alberto Pacheco, do grupo Caravelas - Núcleo de Estudos da História da Música Luso-brasileira, vinculado ao Cesem.

“Apresentaremos a comunicação O Selo Cemupe. Vamos apresentar todos os e-books e livros impressos produzidos em Penedo pelo nosso grupo de pesquisa, principalmente destacando os trabalhos coletivos, a exemplo dos dobrados de Japiassú e o Dicionário musical da língua portuguesa, de Isaac Newton de Barros Leite, que, inclusive, lançamos em Lisboa, ano passado, no Festival de Música Penedo em Portugal”, disse Moreira.