Acadêmicos do Pinto garante folia para servidores nas prévias

Bloco formado por trabalhadores da Ufal sai às ruas no dia 3 de fevereiro, a partir das 7h30

Por Izadora Garcia - relações públicas
24/01/2024 14h44 - Atualizado em 02/05/2024 às 14h33
Iniciativa foi tão exitosa que trabalhadores da Ufal já planejam próximos carnavais

O bloco carnavalesco Acadêmicos do Pinto desfila, pela primeira vez, nas ruas da Pajuçara, na orla de Maceió.

O evento acontece no sábado, 3 de fevereiro, reunindo mais de cem trabalhadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A concentração tem início às 7h30, próximo ao hotel Enseada.

De acordo com o pró-reitor de Gestão de Pessoas e do Trabalho, Wellington Pereira, a ideia surgiu em um momento de descontração e foi tomando forma até sair do papel. “Tivemos a intenção inicial de reunir um grupo bem reduzido de amigos da Ufal para acompanhar o Bloco Pinto da Madrugada. Mas, quando fomos lançando o intento nos grupos de whatsApp, a proposta foi tão bem recebida pela comunidade universitária que ganhou uma proporção excelente”, explicou.

Além do pró-reitor, os professores Tobyas Mariz, do Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca), Lana Lisièr, da Faculdade de Direito de Alagoas (FDA), Mário Jucá, da Faculdade de Medicina (Famed) e Eraldo Ferraz, do Centro de Educação (Cedu), estão à frente da iniciativa. “Também tivemos o apoio e incentivo do reitor Tonholo, e da vice-reitora Eliane Cavalcanti. Eles estão animando os foliões e incentivando a comunidade acadêmica a participar da brincadeira”, complementou.

Conhecido por seu entusiasmo enquanto folião, o professor Eraldo Ferraz comentou sobre a iniciativa. "Achei muito importante essa ideia de inserir no maior bloco carnavalesco de Maceió um grupo representativo da Ufal, reafirmando o valor cultural do Carnaval autêntico, através do frevo".

A venda das camisas foi encerrada devido à alta demanda. “Como é nosso ano inicial, tivemos dificuldade logística de ofertar mais camisas, mas esperamos que a iniciativa cresça e se consolide com o passar dos anos”.

Além do quantitativo de servidores interessados em participar, a boa vontade e a animação estimularam a organização a pensar em uma segunda edição, para o ano de 2025. “Temos muita convicção de que a experiência inicial será extremamente exitosa e, finalizado este carnaval, já estaremos pensando no ano 2 do Acadêmicos do Pinto, com uma perspectiva maior de foliões conosco”, concluiu Wellington.