Programa de Inserção apresenta Ufal aos novos servidores

A atividade voltou este ano ao formato presencial e além de todas pró-reitorias, contou com a participação de setores estratégicos da instituição
Por Diana Monteiro - jornalista / Renner Boldrino - fotógrafo
29/09/2023 15h51 - Atualizado em 29/09/2023 às 15h58
Atividade teve a liderança da Gerência de Capacitação da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas

Novos técnicos-administrativos e docentes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) tiveram a oportunidade de conhecer ações e funcionamento da instituição alagoana, na última quinta-feira (28), no prédio da Reitoria, por meio do Programa de Inserção de Novos Servidores (Pins). A atividade teve a liderança da Gerência de Capacitação da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), contemplando servidores que tomaram posse ao longo desse ano nos quatro campi da Ufal: Campus A. C. Simões, Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca), Campus Arapiraca e Campus do Sertão.

Em sua primeira edição de 2023, o Pins retoma o formato presencial, após o estado de emergência sanitária da pandemia da covid-19 decretado em 2020. A abertura foi presidida pelo reitor Josealdo Tonholo e além da participação das pró-reitorias que integram a gestão central, a atividade também contou com a apresentação de setores estratégicos da Ufal, a exemplo da Ouvidoria e Corregedoria da Ufal, Assessoria de Comunicação (Ascom), Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) e Departamento de Administração Pessoal (DAP). As entidades Sintufal e a Adufal, também fizeram parte da atividade do programa como representantes dos seus respectivos segmentos universitários.

O reitor Josealdo Tonholo deu às boas-vindas aos novos servidores com mensagens de estímulo e otimismo, mas contextualizando os desafios existentes, inclusive, dos que ainda estão por vir, que passam, principalmente, pela escassez de recursos e falta de investimento para que se tenha condições dignas de trabalho e de estudo. “A Ufal tem que fazer a diferença do lado de fora e do lado de dentro. Tem que ser acolhedora para o prazer de trabalhar e para o prazer de estudar. Tem que ser uma universidade que nós nos acolhamos o tempo todo”, frisou.

Na continuidade, Tonholo fez uma breve retrospectiva da evolução da Ufal, em seus 62 anos de existência, dando informações gerais sobre o crescimento da instituição nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, assim como, o relevante crescimento na pós-graduação. Destacou a positividade das ações empreendidas, fruto de muita luta, parceria, compromisso e engajamento dos segmentos para a formação acadêmica e qualificação de recursos humanos para Alagoas e para o país.

Ele ainda discorreu sobre a importância do Pins ter voltado ao formato presencial e enfatizou a importância da Ufal como vetor de desenvolvimento de Alagoas, com várias frentes de trabalho. Dirigindo-se aos novos servidores fez um apelo para a necessidade de parceria e de engajamento para o grande papel que a Ufal tem em Alagoas e que em todo esse processo, a importância maior, são as pessoas.

“É com muita alegria que estamos nesse momento que nos proporciona estarmos nos conhecendo. A primeira edição deste ano do Programa Pins eu fiz questão que fosse presencial, por considerar de extrema importância esse nosso contato”. No destaque sobre a Ufal, afirmou: “No decorrer de sua existência a Universidade Federal de Alagoas foi cada vez mais atendendo a sociedade local e extrapolando fronteiras, devido a muitos avanços, sendo pioneira em várias ações. Fizemos e estamos fazendo o difícil. Na minha futura gestão mais uma vez vamos fazer o difícil porque temos que continuar contribuindo com o estado, dando as respostas que sociedade alagoana espera e merece”, destacou o reitor.

Apelo

E, sobre a necessidade de parceria, reafirmou: “Vamos ousar e trabalhar um projeto da Ufal que vamos querer daqui a sete ou dez anos, com educação de qualidade, pois acredito na educação como transformadora. Inclusive, que vocês nos ajudem a desmontar a farsa de que a universidade não está funcionando. O que está fazendo a diferença no estado de Alagoas é a Ufal. A Ufal preza pela qualidade da educação”, disse emocionado Tonholo.

Ainda, dirigindo-se aos novos servidores, reforçou: “Que o servidor da Ufal se sinta pertencido e que se orgulhe de ser servidor público e que faça a diferença no estado de Alagoas. Peço a vocês a parceria pelo que vem pela frente, e mesmo com os muitos obstáculos, temos muito a comemorar”.