Coleção de roupas de estilista alagoano é inspirada no Museu Théo Brandão

Coleção foi lançada em desfile do projeto Renda-se
Por Maurício Santana - estagiário de Comunicação
22/09/2023 13h46 - Atualizado em 22/09/2023 às 14h17
Coleção da Derravera foi  inspirada nas exposições de longa duração do MTB

Coleção da Derravera foi inspirada nas exposições de longa duração do MTB

“A coleção ‘Ex-Voto’ é meio que representada como um bloco de carnaval, trazendo as figuras populares da tradição alagoana que eu pude ver no acervo do museu, junto com as figuras animalescas do manguezal vermelho”. A fala é de Manur Afazelo, diretor criativo da marca Derravera, que criou uma coleção de roupas inspirada em toda a exposição de longa duração do Museu Théo Brandão (MTB), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Batizada em homenagem à obra “ex-votos”, a nova coleção da marca Derravera foi lançada na última quinta, 21 de setembro, no desfile do projeto Renda-se 2023, em Jaraguá. O projeto Renda-se é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com apoio do Magazine Luiza.

Com relação ao processo criativo, Manur conta que as ideias iniciais da coleção surgiram em novembro de 2022, quando o museu sediou a Feira Agroecológica do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Na ocasião, o diretor criativo realizou uma visita guiada às instalações do MTB.

“Entramos no museu pelos fundos, o que já foi uma experiência nova e me deu uma nova perspectiva. Percorremos a sala Fé, a sala Fazer Alagoano, e atentei a cada obra do acervo. Ver tudo isso em meia luz, apenas com a luz natural do dia, foi um fator determinante para a estética da coleção”, relata Manur.

O estilista adianta que a ordem da visitação também foi um fator crucial para a construção da coleção, pois a ordem de apresentação das peças é a mesma do percurso feito durante a visita: primeiro as peças inspiradas na sala fé, depois as inspiradas na sala fazer alagoano, e então as que tiveram como inspiração a sala com as fotografias de Celso Brandão.

Além das peças do acervo do MTB, a coleção também tem como inspiração de seu processo criativo o mangue-vermelho, árvore típica do ecossistema manguezal, comum em diversas regiões de Alagoas.

“A coleção tem esses dois pilares principais: o mangue-vermelho trazendo um olhar mais ecológico e o Museu Théo Brandão trazendo nossa cultura. Desde o início, o museu se mostrou aberto a essa parceria, permitindo quantas visitas técnicas fossem necessárias. Esse apoio foi muito importante para tornar isso possível”, agradece Manur.

Para a museóloga Hildênia Oliveira, diretora do MTB, a moda produzida em Alagoas também deve ser abraçada como uma forma de fazer nossa cultura. “Aquilo que é produzido em Alagoas faz parte do fazer alagoano, inclusive a moda. Sendo o Museu Théo Brandão a casa da gente alagoana, as portas sempre estarão abertas para essa forma de cultura em nosso espaço”, finaliza a diretora.