Ufal realiza 2º Encontro do Fórum de Compras e Licitações

Evento realizado pela Pró-reitoria de Gestão Institucional premiará melhores práticas na área de compras

Por Janaina Alves – relações públicas
21/08/2023 15h23 - Atualizado em 03/05/2024 às 15h41

A Universidade Federal de Alagoas, por meio da Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst)
promove nesta quarta-feira, 23, no Sebrae, o 2º Encontro do Fórum de Compras e Licitações, evento anual que agrega as melhores práticas administrativas de compras no âmbito da Ufal.

O encontro reúne servidores de diversos setores e campi da Ufal e serve como um momento de integração e valorização, em que concorrem à premiação por atuação, em 13 diferentes categorias.

De acordo com o servidor da Proginst e coordenador do Fórum, Edson Lima, a novidade do encontro deste ano é a categoria para Fornecedor de Destaque, voltada para fornecedores alagoanos. “Desde o ano passado nós temos buscado por meio do Sebrae, incentivar a participação de fornecedores locais nos nossos processos licitatórios. Isso é bom para a Universidade e bom para o fornecedor local, por manter o mercado aquecido”, explica.

Ainda de acordo com José Edson Lima, a parceria com o Sebrae tem permitido à Ufal implementar benefícios nos editais para os fornecedores locais e, assim, mantê-los interessados em fornecer para a Ufal. Além disso, também tem sido possível capacitar esses fornecedores para participar das licitações.

Iniciativa pioneira na Ufal

Criado em 2021, o Fórum de Compras e Licitações da Ufal tem o objetivo de aperfeiçoar processos e orientar servidores que atuam em aquisições e contratações. Recentemente a iniciativa foi finalista na categoria Melhor Programa de Capacitação em Compras Públicas do Prêmio 19 de Março, o maior prêmio na área de licitações públicas do Brasil.

O sucesso do Fórum se deve, em parte, às ações de capacitação contínua para os servidores que atuam nas áreas de requisitantes, setor de compras e nas comissões de materiais, que vão desde treinamentos e oficinas, até a participação em eventos externos.

Confira abaixo as categorias de prêmios do 2º Encontro Anual do Fórum de Gestores:

1. Melhor formalização de demanda

2. Maior quantidade de itens cadastrados no Plano Anual de Contratações

3. Pesquisa de preços mais assertiva (Quantidade de itens postos para licitação sem necessidade de negociação e sem desertos) – Comissões Permanentes

4. Pesquisa de preços mais assertiva – (Quantidade de itens postos para licitação sem necessidade de negociação e sem desertos) Requisitantes Centralizados e Comissões Temporárias

5. Maior Número de Itens/Cotações Cadastrados - Comissões Permanentes

6. Maior Número de Itens/Cotações Cadastrados - Requisitantes Centralizados e Comissões Temporárias

7. Instrução processual de pregão mais rápida – Comissões Permanentes

8. Instrução processual de pregão mais rápida - Requisitantes Centralizados e Comissões Temporárias

9. Maior quantidade de itens negociados

10.Pregão de maior sucesso - Comissões Permanentes

11. Pregão de maior sucesso - Requisitantes Centralizados e Comissões Temporárias